Executivo oferece livros aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do Concelho

Livros natal 10 1 750 2500
16 Dezembro 2010
O Executivo Municipal visitou nos dias 14 e 15 de Dezembro as escolas do Ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho numa iniciativa, que já é uma tradição, de oferecer livros às crianças nesta época natalícia.

Durante a tarde do dia 14 e durante todo o dia 15 de Dezembro, o Presidente e os Vereadores da Câmara Municipal, acompanhados pela Directora do Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete, partilharam com os jovens alunos das escolas do Concelho os valores, sentimentos e afectos, que nesta época do ano devem ser enaltecidos, tais como Paz, Amor, Harmonia e Amizade, e desvendaram um pouco das diferentes histórias inerentes aos livros oferecidos.

Num périplo pelo Concelho, os autarcas visitaram os Jardins de Infância e as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Restauração, do Passil, de Samouco e São Francisco, assim como as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico n.º 1 e n.º 2 de Alcochete, sendo recebidos num ambiente de boa disposição e alegria, onde não faltaram sequer alguns cânticos de Natal.

A Autarquia ofereceu, este ano, quatro livros diferentes, recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, de acordo com as idades das crianças.

Assim, as crianças que frequentam o ensino pré-escolar receberam “O gigante e os oós desaparecidos”, de Ana Leitão Neves, que aborda o tema do medo que muitas crianças têm na hora de dormir, os alunos do 1.º e 2.º anos do ensino básico receberam “A aldeia da casa magia”, de Hélder Reis, que revela os valores da solidariedade e igualdade residentes numa casa e aldeia mágicas, aos do 3.º ano foi oferecido “A fada Íris e a Floresta Mágica", de Maria Aurora Carvalho Homem, uma história que se desenvolve na floresta Laurissilva, na ilha da Madeira, e aos alunos do 4.º ano foi oferecido “D. Nuno, o Santo Cavaleiro” de Vanda Furtado Marques, uma edição bilingue, em inglês e português, sobre D. Nuno Álvares Pereira, figura ímpar da História de Portugal.

Mais do que uma iniciativa que assinala a época festiva que atravessamos, esta é uma acção que visa igualmente a sensibilização dos mais novos para a leitura e para a importância que os livros podem ter nas suas vidas.