Câmara aprova atribuição de Medalhas Municipais

O Executivo Municipal aprovou por unanimidade, na reunião pública de câmara, que se realizou ontem, 6 de Janeiro, nos Paços do Concelho, a atribuição da Medalha da Restauração ao Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete, a Medalha Municipal de Mérito Desportivo ao Grupo Desportivo Alcochetense e ao Sport Clube do Samouco e a Medalha Municipal de Bons Serviços a Joaquim Vicente Cristóvão e a Francisco Bolota Xavier.
Anualmente, por ocasião das comemorações da Restauração do Concelho, uma das datas mais emblemáticas da História do Concelho, 15 de Janeiro de 1898, a Câmara Municipal distingue personalidades e entidades, que se destacam pelos seus serviços e actividades desenvolvidas em prol do Município, com a atribuição de Medalhas de Mérito.
A atribuição das medalhas decorrerá durante a sessão solene que se realizará no próximo dia 17 de Janeiro, às 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
MEDALHA DA RESTAURAÇÃO
Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete
Constituído em 2007, o Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete integra todas as instituições do ensino pré-escolar, 1.º Ciclo, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Alcochete, nomeadamente, E. B. 1/J. I. da Restauração, E. B. 1/J. I. de Passil, J. I. de Samouco, J. I. de S. Francisco, E. B. 1 n.º 1 de Alcochete, E. B. 1 n.º 2 de Alcochete, E. B. 1 de Samouco, E. B. 1 de S. Francisco e E. B. 2,3 El-Rei D. Manuel I.
Os estabelecimentos de ensino englobados neste agrupamento integram no presente ano lectivo 202 alunos no Pré-escolar, 826 alunos no 1.º Ciclo, 433 alunos no 2.º Ciclo, 601 alunos no 3.º Ciclo, dos quais 53 são alunos que frequentam cursos CEF – Curso de educação e formação.
Constituído em 2000, enquanto Agrupamento Horizontal, englobava à data os estabelecimentos de ensino acima referidos excepto a Escola de 2.º/ 3.º Ciclo, foi por despacho do Director Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo que em 11 de Junho de 2007 passou a integrar a E. B. 2,3 e assumiu a denominação actual.
A Comissão Executiva Instaladora do Agrupamento Vertical tomou posse em 24 de Julho de 2007, assumindo deste então a responsabilidade de presidir ao agrupamento, que tem sede na Escola 2.º e 3.º Ciclo El-Rei D. Manuel I.
Mais tarde, o Conselho Geral Transitório que substituiu a Assembleia da Escola realizou a eleição de um director, constituindo-se assim um órgão de gestão unipessoal.
Augusta Alves é a actual directora do Agrupamento Vertical de Escolas, cargo para o qual tomou posse em 3 Julho de 2009, após ter assumido a presidência da comissão instaladora desde Julho de 2007.
O Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete desenvolve um importante trabalho com os alunos, envolvendo de forma participativa a comunidade local.
O Agrupamento Vertical de Escolas realiza ao longo do ano lectivo diferentes projectos, e participa em iniciativas de âmbito nacional e transnacional, tendo conquistado prémios nas mais diferentes áreas, nomeadamente, Concurso Nacional de Leitura em 2007 e 2008, Campeonato Mundial de Robótica – RoboCup 2008, Projecto Sabor a Mundo, Projecto Hello!, Projecto Unidos na Diversidade, Concurso Ciência na Escola, Prémio de Banda Desenhada, entre outros.
A Câmara Municipal de Alcochete presta homenagem ao Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete e aos elementos dos órgãos directivos pelo seu contributo para a formação dos jovens e consequentemente para o engrandecimento do Município de Alcochete.
MEDALHA MUNICIPAL DE MÉRITO DESPORTIVO
Grupo Desportivo Alcochetense
O Grupo Desportivo Alcochetense é uma instituição de Utilidade Pública fundada a 1 de Janeiro de 1937 por um grupo de simpatizantes de futebol.
Este clube, emblemático na região, está sedeado na vila de Alcochete, tem cerca de 1200 sócios e 350 atletas divididos por 10 escalões e promove actualmente a prática das seguintes modalidades: futebol, ténis e atletismo.
O primeiro campo de futebol do Grupo Desportivo Alcochetense, designado de Campo da Praia, foi construído pelos seus fundadores, devido à inexistência de um campo de futebol camarário.
Actualmente, a equipa sénior de futebol joga no Estádio António Almeida Correia (Foni), doado pela Câmara Municipal e inaugurado em 1993, tem capacidade para 5000 pessoas e sucedeu o velhinho Campo de Jogos António Almeida Correia (Foni), que serviu o clube em mais de 50 anos.
Destacam-se na história mais recente do Grupo Desportivo Alcochetense os vários títulos de Campeão Distrital da 1.ª Divisão Seniores da Associação de Futebol de Setúbal, o último na época 2008/2009.
Na época de 2009/2010 a equipa de Seniores participa no Campeonato Nacional da 3.ª Divisão Série E, competição em que já se sagrou campeão por duas vezes.
A Câmara Municipal de Alcochete presta homenagem ao Grupo Desportivo Alcochetense e aos elementos dos órgãos directivos pelo seu contributo na formação de jovens, pelos títulos alcançados com especial relevo para a subida ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão, destacando-se assim no desenvolvimento desportivo do Município, assim como na promoção do concelho de Alcochete.
Sport Clube do Samouco
O Sport Clube do Samouco foi fundado a 25 de Fevereiro de 2005 com o objectivo de promover o exercício de actividades lúdico/ desportivas, que até então eram inexistentes na freguesia.
A associação é o resultado da persistência de cinco jovens samouquenses que, com base na sua experiência em várias áreas desportivas, congregaram esforços para a criação deste novo clube, que assegura a participação de cerca de 100 atletas em diferentes provas desportivas.
O futsal é a modalidade de eleição desta jovem associação que inclui já no seu palmarés alguns títulos de relevo, destacando-se nos campeonatos distritais da modalidade.
Além da prática do futsal é intenção da direcção do Sport Clube do Samouco organizar outras iniciativas de carácter lúdico, tais como passeios pedestres, passeios de canoagem e piqueniques tirando partido da proximidade com o rio Tejo.
Cativar a população do Samouco para a prática desportiva de forma a projectar a colectividade no panorama desportivo local, distrital e nacional é um dos principais objectivos da direcção desta colectividade que ambiciona uma sede social, que considera importante para o melhor funcionamento da mesma.
O Sport Clube do Samouco tem ganho protagonismo nos Campeonatos Distritais de Futsal nos diferentes escalões em que dá formação, nomeadamente, escolas (escalão de recreação), iniciados, juvenis, juniores masculinos e juniores femininos.
Destaque-se o título de Campeão no Campeonato Distrital de Futsal Juniores Femininos da Associação de Futebol de Setúbal, na época 2008/2009.
Além das participações nas provas oficiais registe-se ainda a participação do Sport Clube do Samouco em vários torneios regionais, distritais e até nacionais, nos diferentes escalões, que com as suas prestações promovem o nome da freguesia do Samouco e do concelho de Alcochete.
A Câmara Municipal de Alcochete presta homenagem ao Sport Clube do Samouco e aos elementos dos órgãos directivos pelo seu contributo na formação de jovens, pelos títulos alcançados com especial relevo para a conquista do Campeonato Distrital de Futsal Juniores Femininos, destacando-se assim no desenvolvimento desportivo do Município, assim como na promoção do concelho de Alcochete.
MEDALHA MUNICIPAL DE BONS SERVIÇOS
Joaquim Vicente Cristóvão (DLC)
Joaquim Vicente Cristóvão iniciou funções na Câmara Municipal de Alcochete a 15 de Março de 1978 como motorista de pesados na Divisão de Apoio à Produção.
Desde 12 de Fevereiro de 1991 cumpre funções de condutor de máquinas pesadas e veículos especiais.
Actualmente, as suas funções estão integradas na categoria de Assistente Operacional, na Divisão de Logística e Conservação, de acordo com a lei 12A – 2008 de 27 de Fevereiro.
Ao longo destes 30 anos ao serviço da Autarquia desempenhou com profissionalismo e empenho as funções que lhe foram atribuídas.
Francisco Bolota Xavier (DDJMA)
Francisco Bolota Xavier iniciou funções na Câmara Municipal de Alcochete a 1 de Fevereiro de 1979, assumindo funções no Pavilhão Gimnodesportivo de Alcochete.
Actualmente, as suas funções estão integradas na categoria de Assistente Operacional, na Divisão de Desporto e Movimento Associativo, de acordo com a lei 12-A/ 2008 de 27 de Fevereiro.
Ao longo destes 30 anos ao serviço da Autarquia desempenhou com profissionalismo e empenho as funções que lhe foram atribuídas.
A Câmara Municipal presta homenagem a Joaquim Vicente Cristóvão e Francisco Bolota Xavier, ambos com as categorias profissionais de Assistente Operacional, com a atribuição da Medalha Municipal de Bons Serviços, reconhecendo-lhes desta forma o trabalho desenvolvido ao longo de 30 anos ao serviço da Autarquia.