PORLisboa aprova candidatura para requalificar frente ribeirinha de Alcochete

Zona ribeirinha 1 750 2500
29 Dezembro 2009

Na sessão de Câmara, que decorreu a 23 de Dezembro, o Presidente da Câmara Municipal informou os autarcas e munícipes presentes que o Programa de Acção para a Regeneração da Frente Ribeirinha, apresentada ao abrigo do Programa Operacional Regional de Lisboa (PORL) do QREN, no domínio das Parcerias para a Regeneração Urbana, foi aprovada na sua totalidade.

“A aprovação desta candidatura, apresentada no passado 31 de Julho, pela Câmara Municipal de Alcochete, em parceria com a Fundação João Gonçalves Júnior, a Santa Casa da Misericórdia de Alcochete, o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade/ Reserva Natural do Estuário do Tejo e a Administração do Porto de Lisboa traduz-se num financiamento de €3.174.216, até ao ano 2012, representando um investimento de cerca de €6.348.432”, destacou o Presidente da Câmara.

Para Luís Miguel Franco esta candidatura “reveste-se de uma natureza bastante diversificada, incluindo as vertentes de requalificação infraestrutural, dinamização económica, social, cultural, bem como de valorização ambiental e turística, permitindo desta forma promover a requalificação e a exploração do potencial económico de Alcochete”.

Para concretizar este objectivo global ou seja, promover a requalificação e a exploração do potencial económico de Alcochete, o Programa de Acção assenta em quatro eixos estratégicos:
1. Estímulo à dinâmica de negócio do tecido comercial e empresarial;
2. Requalificação urbanística da frente ribeirinha;
3. Promoção dos valores ambientais e paisagísticos de um território singular;
4. Requalificação e modernização da rede de equipamentos sociais.

O Programa de Acção apresentado pelo Município integra um conjunto de dezoito operações a serem executadas numa Zona de Intervenção já definida, que abrange a zona ribeirinha e uma parte integrante do Núcleo Antigo de Alcochete.

Conheça as dezoito operações candidatas ao REPRU

Das seis candidaturas aprovadas, o Município de Alcochete obteve a segunda melhor pontuação, a seguir ao Município do Seixal.

Veja as candidaturas aprovadas