Autarquia prossegue com requalificação dos espaços públicos

Esp verdes1 1 750 2500
08 Outubro 2009

A Autarquia de Alcochete está a proceder à requalificação de vários espaços verdes na área do concelho, com destaque para as intervenções em curso na Escola Básica do Valbom, na Escola E.B. 2,3 El-Rei D. Manuel I, no Largo Unidos Venceremos e na Urbanização dos Flamingos, espaços situados na Freguesia de Alcochete.

O recreio da Escola Básica do Valbom tem já consolidado um espaço verde composto por árvores e relvado e está a decorrer ainda o ajardinamento de uma ampla faixa de terreno situada nas traseiras do edifício escolar, contígua ao Bairro 25 de Abril, dotada do sistema de rega automática.

No início do ano escolar, os serviços municipais procederam também à limpeza de uma razoável área situada na zona de recreio envolvente ao portão de entrada da Escola D. Manuel I, em Alcochete, seguindo-se a plantação de relva, acção já parcialmente executada e que beneficiou do apoio da Direcção do estabelecimento escolar na aquisição de espécies vegetais.

O Largo Unidos Venceremos, o espaço público por excelência do Bairro 25 de Abril, beneficiou de uma requalificação global que envolveu a reabilitação dos canteiros através da substituição da tubagem da rede de rega automática que estava danificada e da tela de protecção, assim como da plantação de novas espécies e da cobertura da tela com seixo rolado, intervenção que está praticamente concluída.

No período estival, o Largo Unido Venceremos beneficiou também da remodelação do parque infantil com a colocação de um novo pavimento e de um novo equipamento lúdico: uma torre com parede de escalada e escorrega, destinada às crianças dos 2 aos 10 anos de idade, para além da recuperação dos equipamentos lúdicos existentes.

O novo parque infantil do Bairro 25 de Abril representa um investimento global de cerca de 10.000 euros, aguardando-se ainda a colocação de uma vedação com portão e de um painel informativo, encomendados a uma empresa.

A Autarquia de Alcochete vai proceder ainda, até final de 2009, à requalificação dos espaços de jogo e recreio existentes nas zonas residenciais dos Barris e do Canto do Pinheiro, na Freguesia de Alcochete, com a colocação de novos pavimentos, equipamentos lúdicos e vedações.

A plantação de novas árvores nos vários arruamentos que integram a Urbanização dos Flamingos está a decorrer, na sequência da requalificação dos espaços públicos desta Urbanização situada em Alcochete, realizada em meados deste ano e que envolveu a construção de um novo acesso pedonal e de um parque infantil, assim como a criação de novos espaços verdes e de canteiros, que se traduziram num investimento superior a 37 mil euros. Para esta Urbanização e arruamentos envolventes, a Autarquia de Alcochete tem a decorrer uma acção de plantação de mais de uma centena de árvores.

A plantação de novas árvores está também programada para vários espaços públicos de Alcochete (85) e de São Francisco (12), com destaque para a Freguesia de Samouco, para onde está prevista a plantação de mais 67 árvores.

A Vila de Alcochete foi embelezada com a recuperação da zona pedonal há muitos anos prevista para a urbanização do Núcleo D, nas imediações da Biblioteca de Alcochete, onde foram plantadas novas árvores e flores.

Também vários espaços públicos têm sido beneficiados com a plantação de novas espécies, com destaque para os Largos da República, João da Horta e Almirante Gago Coutinho.

As rotundas da Avenida Euro 2004, que dão acesso ao Freeport Outlet de Alcochete, vão beneficiar de arranjo paisagístico que será executado pela empresa proprietária do espaço comercial, na sequência da intervenção da Autarquia de Alcochete para alcançar esse objectivo.

Também por insistência e mediação da Câmara Municipal de Alcochete, a rotunda que dá acesso ao Fórum Cultural de Alcochete vai beneficiar de um arranjo paisagístico na sequência do entendimento alcançado entre a empresa promotora do loteamento do Cerrado da Praia e a empresa responsável pela execução dos arranjos exteriores.

Plantas dos canteiros do Largo Unidos Venceremos protegidos com tela e seixo rolado Parque Infantil com novo pavimento e equipamentos lúdicos Novas plantas vão florir no Bairro 25 de Abril
Espaço verde consolidado no recreio da Escola Básica do Valbom Trabalhadores camarários procedem ao arranjo de novo espaço verde Relva e espécies arbóreas embelezam recreio escolar
Escola D. Manuel I vai ter mais espaços relvados Alguns espaços da Escola D. Manuel I beneficiaram com a plantação de relva Jardineiros municipais trataram dos espaços verdes no início do ano escolar
Plantação de árvores prossegue na Urbanização dos Flamingos Vários arruamentos vão beneficiar com novas árvores Urbanização dos Flamingos tem um novo espaço verde e um parque infantil