Autarquia elabora Plano de Contingência da Gripe A

O Plano de Contingência tem como objectivo preparar a resposta operacional da Autarquia com vista à minimização das condições de propagação da pandemia.
Assim, o Plano integra as medidas preventivas e o plano de acção de forma a antecipar e gerir o impacto duma eventual situação de gripe pandémica nos serviços da Câmara Municipal.
Assim o Plano de Contingência da Câmara Municipal tem por base os seguintes princípios:
Reduzir o risco de contaminação nos locais de trabalho, limitando a propagação do vírus no interior das instalações da CMA, salvaguardando a vida das pessoas;
Definir e assegurar o funcionamento dos serviços da Autarquia;
Reduzir o risco de contaminação nos locais de trabalho;
Envolver as entidades oficiais que possam garantir o apoio em caso de pandemia;
Gerir a informação interna e externa.
Plano de Contingência contra a Gripe A
Perguntas Frequentes
O que é o vírus da Gripe A (H1N1)?
Como se transmite a Gripe A (H1N1)?
Quais os sintomas/ sinais da Gripe A (H1N1)?
Durante quantos dias uma pessoa infectada pode contagiar outras?
Clique para ver as respostas a estas e outras questões
Como se pode proteger a si e aos outros
Como lavar as mãos
Fricção Anti-Séptica das mãos
Medidas Preventivas
As medidas preventivas estão relacionadas com um conjunto de instruções que cada um, de forma responsável e cívica, deve cumprir. E embora possa ser básico e elementar, nunca é demais lembrar as medidas fundamentais de protecção:
Lavagem frequente das mãos com água e sabão ou, quando esta não for possível, a desinfecção com uma solução de base alcoólica;
Reforço de limpeza no local de trabalho, nomeadamente: objectos de uso partilhado como telefones, rato do computador, teclados, faxes, fotocopiadoras, balcões de atendimento, maçanetas e puxadores de portas;
Arejamento/ventilação dos espaços, evitando a utilização de aparelhos de ar condicionado;
Utilização das escadas, em alternativa ao uso comum do elevador;
Evitar o contacto físico desnecessário com corrimãos, maçanetas e puxadores de portas, balcões de atendimento e, até mesmo, se possível for, em cumprimentos/saudações habituais.
Soluções de base alcoólica
Para evitar situações de risco e contágio vão ser colocados em todos os edifícios da responsabilidade da Câmara Municipal, suportes de desinfecção com soluções de base alcoólica, que asseguram uma melhor higienização das mãos a todas as pessoas, colaboradores e munícipes, que entrem nos edifícios.
Grupos e locais de risco
As grávidas e mulheres em amamentação, crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas constituem grupos de elevado risco de contágio da Gripe A e tal como algumas instalações e/ou edifícios que reúnam grande número de pessoas, nomeadamente, escolas, empresas e instituições que acolhem idosos, exigem recomendações especificas em termos de comportamentos e medidas a adoptar para minimizar o contágio.
Clique aqui para mais informações
Para mais informações deverá consultar os sites da Direcção Geral de Saúde em www.dgs.pt e o Portal da Saúde em www.portaldasaude.pt.