Samouco comemora 4.º Aniversário da elevação a Vila

Esvila 1 750 2500
15 Dezembro 2008
A Junta de Freguesia de Samouco comemorou ontem, 15, o 4.º aniversário da elevação de Samouco a Vila, assinalado a 9 de Dezembro, com uma Sessão Solene e uma homenagem a Manuel Bernardo Gonçalves.

As comemorações tiveram início de manhã, com a inauguração do recinto desportivo da Quinta dos Alfaiates, com um jogo de futebol entre as escolinhas da Associação Desportiva Samouquense, e prosseguiram, no período da tarde com a recepção dos convidados ao ritmo do grupo musical “Batucando” da Escola D. Pedro Varela.

Os jovens músicos percorreram depois as principais ruas da Vila conduzindo os convidados e a população para um dos momentos mais emocionantes da tarde – o descerramento da placa toponímica de homenagem ao primeiro Presidente da Junta de Samouco do Poder Local Democrático, Manuel Bernardo Gonçalves, que dá agora nome à praceta sita na Quinta da Caixeira.

A Associação Desportiva Samouquense associou-se também a esta homenagem, que na figura do Presidente da Direcção, António José Pinto, fez chegar à família de Manuel Bernardo Gonçalves uma placa de homenagem ao autarca samouquense.

As comemorações prosseguiram na sala de sessões da Junta de Freguesia, com a sessão solene que reuniu os autarcas do Concelho, nomeadamente o Presidente da Assembleia Municipal, o Presidente da Câmara Municipal e Vereadores, os Presidentes das Juntas de Freguesia de Samouco e Alcochete, os Presidentes das Assembleias de Freguesia de Samouco e Alcochete, a Presidente da Comissão Executiva Instaladora do Agrupamento de Escolas de Alcochete, e demais convidados, numa sessão marcada por uma grande emotividade.

O percurso de vida de Manuel Gonçalves, primeiro Presidente da Junta de Samouco eleito democraticamente em 1977, foi recordado pela sua filha, Paula Gonçalves, que emocionada destacou a determinação, sabedoria, espírito de justiça e altruísmo de um homem que faz parte da história recente desta Vila.

O Presidente da Câmara destacou dois momentos distintos nestas comemorações, um obviamente relacionado com a elevação de Samouco a Vila, a 9 de Dezembro de 2004, e outro relacionado com a sentida homenagem a um homem que foi marido, pai, amigo e também presidente desta Junta de Freguesia.

Luís Miguel Franco recordou o dia 9 de Dezembro de 2004 e endereçou uma crítica aos autarcas, que em então estavam no poder: “Desloquei-me ao Parlamento para assistir principalmente à deliberação que elevava Samouco a um estatuto mais elevado, à categoria de Vila e o que mais me causou constrangimento naquele dia foi assistir à presença dos então responsáveis autárquicos (de outra maioria), que o fizeram particularmente para aplaudir uma outra deliberação, que aumentava os limites geográficos do concelho de Alcochete, esperando assim que o Município recebesse mais dinheiro”.

“Foram frustradas todas as expectativas porque entretanto dissolveu-se o Parlamento, o engenheiro José Sócrates ganhou as eleições legislativas e desde 2005 até agora, o Município de Alcochete recebeu exactamente a mesma coisa”, acrescentou o autarca.

De acordo com o Presidente da Câmara a postura dos então responsáveis autárquicos foi sempre no sentido de menosprezar uma iniciativa legislativa que tinha sido desenvolvida pelo grupo parlamentar do PCP.

Contudo, na perspectiva de Luís Miguel Franco a elevação de Samouco a Vila é sinónimo de orgulho, e sobretudo de prestigio para as suas gentes, e reconhece inequivocamente todo o trabalho desenvolvido ao longo dos tempos pelos sucessivos eleitos na Câmara Municipal e nas Juntas de Freguesia.

Emocionado, o Presidente da Junta de Freguesia de Samouco lembrou as primeiras eleições autárquicas, em Dezembro de 1976, altura em que foi eleito tal como Manuel Gonçalves, para o executivo da Junta de Freguesia, as conquistas e vitórias sequentes ao 25 de Abril e a instalação do Poder Local Democrático.

“Desculpem-me a imodéstia mas é nossa forte convicção de que assim estamos a fazer história, perpetuando a memória, não esquecendo os que tornaram possível que hoje tenhamos a honra de sermos a Vila de Samouco”, retorquiu António Almeirim.

A Assembleia Municipal esteve representada pelo seu Presidente que enalteceu a Junta de Freguesia pelas iniciativas desenvolvidas, com especial destaque para esta: “Porque o Samouco é uma terra genuína com particularidades específicas, em que sobretudo o espírito comunitário e o de unidade sobrevive e é um exemplo para todos”.

Após a Sessão Solene teve lugar um apontamento de Fado protagonizado por Mafalda Taborda, Ricardo e Marco Oliveira e o tradicional corte do bolo de Aniversário.

Recepção dos convidados pelos "Batucando" O grupo "Batucando" desfilou nas ruas de Samouco A filha de Manuel Gonçalves descerrou a placa toponímica

Município de Alcochete © 2021 | Todos os direitos reservados