Protecção Civil reforça cultura de segurança nas escolas

Esc passil 1 750 2500
19 Novembro 2008
Na sequência do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal para reforçar a segurança e a prevenção nos estabelecimentos de ensino do Município de Alcochete, a Autoridade Nacional de Protecção Civil aprovou mais um Plano de Prevenção e Emergência, desta vez para a Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância do Passil

Sensibilizar a comunidade educativa para a responsabilidade cívica e para uma segurança participada, identificar riscos, reduzir as consequências de acidente, prevenir a ocorrência de riscos colectivos e divulgar medidas preventivas e de gestão operacional são alguns dos principais objectivos destes Planos que divulgam instrumentos de planeamento, responsabilidades, identificam fontes de energia, análise de riscos, levantamento de meios e recursos de intervenção, plano de evacuação, acessibilidade dos meios de socorro e instruções de segurança.

Para além deste Plano, foram já igualmente aprovados pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, os Planos das Escolas Básicas n.º 1 e n.º2 de Alcochete e do Jardim-de-Infância de Samouco.

A criação dos Planos insere-se na política e gestão participada desenvolvida pela Autarquia de Alcochete que, desta forma, envolve a comunidade educativa na concepção de um instrumento de segurança e prevenção.