Professores reunidos em torno do “Optimismo na Educação”
O professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e autor, em parceria com Helena Marujo, dos livros “Educar para o Optimismo”, “Optimismo e Inteligência Emocional” e “A família e Sucesso Escolar” confrontou os presentes com diferentes princípios da Psicologia Positiva, desafiando-os a participar em simples exercícios práticos que estimularam a comunicação na sala.
Luís Miguel Neto estabeleceu com os professores e encarregados de educação um diálogo informal, durante o qual foram abordadas atitudes e reacções perante diferentes situações no contexto escolar, a compensação do negativo, a adopção de atitudes positivas perante a adversidade, o conflito e a gestão do conflito no nosso modelo de ensino.
O autor alertou para a importância do desenvolvimento de uma atitude positiva perante as diferentes adversidades com as quais o indivíduo se depara ao longo da vida, salientando que os optimistas têm mais possibilidades de atingirem o sucesso.
No livro “Educar para o Optimismo” os autores definem o optimista como “uma pessoa que é capaz de se rir das suas desgraças, que encontra sempre alguma coisa de positivo, de engraçado, de divertido, em particular nas experiências menos positivas. É aquele que sonha e que corre o risco de que esse sonho se venha a realizar. É aquele que acredita que tem capacidades para gerir o seu destino, e que a vida não é uma coisa imposta mas algo que se constrói".
A partilha de experiências, em sala de aula, enriqueceu uma noite em que o optimismo e a adopção de atitudes positivas “marcaram pontos”.