Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Orquestra e Coro interpretam “Requiem à memória de Passos Manuel”

Sinfonietta 1 750 2500
04 Novembro 2008
Na próxima sexta-feira, 7 de Novembro, às 21h45, no Fórum Cultural de Alcochete, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e o Coro Ricercare interpretam o “Requiem à memória de Passos Manuel” de Eurico Carrapatoso.

Com o barítono Armando Possante e direcção de orquestra pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo e do coro pelo Maestro Pedro Teixeira, neste concerto será interpretada uma obra do compositor português Eurico Carrapatoso, estreada na Igreja da Graça em Santarém, em 2006, por encomenda da Fundação Passos Canavarro.

Manuel da Silva Passos, mais conhecido por Passos Manuel, nasceu no ano de 1805, em Guifões. Advogado e adepto do liberalismo esteve exilado em Espanha e França. Nomeado Ministro do Reino e da Fazenda após o seu regresso a Portugal, Passos Manuel tornou-se uma das figuras chave do Setembrismo. Durante a Segunda Guerra Civil presidiu à Junta de Santarém e da Estremadura, tendo desempenhado um papel relevante, como mediador, no desenlace dos movimentos populares insurreccionais. Era Par do Reino quando faleceu em 18 de Janeiro de 1862.

A Orquestra Sinfonietta de Lisboa e o Coro Ricercare surgiram no seio da associação musical Ricercare, fundada em Janeiro de 1996 por um grupo de jovens músicos que pretendia dinamizar a execução e produção de música portuguesa, com destaque para a contemporânea. Estes dois agrupamentos musicais são uma referência no âmbito da música portuguesa contemporânea e responsáveis por parte das estreias da música composta por jovens compositores nacionais.

A Sinfonietta de Lisboa, que surgiu em 1995, é formada por vinte e nove instrumentistas de corda, podendo integrar sopros ou outros instrumentos em função dos programas a executar e é dirigida por Vasco Pearce de Azevedo (Maestro Titular) e por António Lourenço (Maestro Adjunto).

O Coro Ricercare é constituído por cerca de 30 jovens, na sua maioria estudantes de música. Dirigido desde a sua fundação até 1998 por Carlos Caires e até 2002 por Paulo Lourenço até 2002, este coro tem actualmente como Maestro Titular Pedro Teixeira.

Município de Alcochete © 2020 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze