Executivo Municipal oferece livros a alunos do Pré-Escolar e 1.º Ciclo

Ent livros0 1 750 2500
22 Dezembro 2008
A comunidade escolar foi, na semana passada, surpreendida pelo Executivo Municipal com a oferta de cerca de mil livros às crianças dos Jardins-de-Infância e Escolas do Ensino Básico do 1.º Ciclo do Município de Alcochete.

Episódios divertidos, histórias para contar e sorrisos inesperados foram alguns dos momentos que caracterizaram esta iniciativa da Câmara Municipal que, mais uma vez, foi muito bem recebida pelo público escolar.

“Esta iniciativa foi muito bem aceite e muito bem entendida pelos próprios alunos, educadoras e auxiliares que a louvaram e gostaram, particularmente, dos livros estarem personalizados”, destacou Augusta Alves, presidente da Comissão Executiva Instaladora do Agrupamento Vertical de Escolas de Alcochete.

“Juju, a Tartaruga” de Maria Aurora Carvalho Homem e “Conhece os Teus Direitos!”, texto adaptado da “Declaração dos Direitos das Crianças” foram os dois títulos que a Câmara Municipal ofereceu aos alunos e que despertaram o interesse e a curiosidade dos mais novos para a temática dos direitos humanos.

Entusiasmados e no meio de muitas risadas, as crianças receberam o Executivo Municipal e interagiram de forma divertida e sem timidez. No momento de receberem o presente, os alunos foram surpreendidos com o facto do livro ter o nome de cada um, sendo assim uma prenda “personalizada”.

Para retribuírem o gesto, foram muitas as turmas que também tinham algo para apresentar ao Executivo Municipal como canções de natal a dramatizações de contos alusivos à quadra.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal estabelece um estreito diálogo com a comunidade escolar, reforça a política educativa desenvolvida no Município, estimula a formação e o gosto pela leitura junto dos alunos.

A Junta de Freguesia de Alcochete também se juntou à Câmara Municipal nesta iniciativa e presenteou as crianças da freguesia de Alcochete com um conjunto de canetas, lápis e aguarelas.

As crianças não conseguiram esconder a alegria e o entusiasmo de terem recebido uma prenda da Câmara Municipal. Esta iniciativa foi muito bem acolhida pela comunidade escolar. Os livros foram entregues de forma personalizada.
O Presidente da Câmara Municipal na Escola EB 1 de São Francisco. Alguns alunos também surpreenderam o Executivo Municipal com canções de Natal e peças de teatro. O Presidente da Junta de Freguesia de Alcochete também assinalou a quadra natalicia junto das crianças com a entrega de um estojo de pinturas
Vereador Alfélua na entrega dos livros. Vereador António Luís e Estêvão Boieiro explicam como se utiliza o estojo oferecido pela Junta de Freguesia de Alcochete. Momentos de convívio e alegria foram uma constante nesta visita às escolas do Município.