“Escamas 2” encerra ciclo de programação cultural

Escamas 6 1 750 2500
17 Novembro 2008
Após a concretização de inúmeras iniciativas culturais sobre o eixo temático “O Corpo”, a Câmara Municipal encerrou o ciclo de exposições em grande com a inauguração de “Escamas 2”, no passado dia 15, no Fórum Cultural. O corpo humano, personagens do quotidiano e modificações corporais são conceitos que se cruzam na perfeição nesta exposição de fotografia de José Pedro Santa-Bárbara.

Na cerimónia de inauguração, o vereador da Cultura, Paulo Alves Machado, fez uma retrospectiva da programação cultural deste ano: “Para além da escultura, da música e da fotografia, foram promovidas conversas sobre o corpo, sobre os mil olhares que o corpo merece, hoje, na contemporaneidade: o corpo na arte, o corpo na literatura, as modificações corporais, o corpo e a sexualidade.”

“Foi um ano muito rico e não podia acabar da melhor forma com esta exposição de fotografia”, concluiu Paulo Machado.

Com um estilo muito próprio, José Pedro Santa-Bárbara revela-nos um olhar artístico, e até social, do corpo enquanto objecto de arte. Corpos tatuados expõem-se no Fórum Cultural e despertam-nos a curiosidade para a temática das modificações corporais.

Dividida em duas partes, a exposição “Escamas 2” integra fotografias da década de 90, altura em que a tatuagem não era muito divulgada e, por isso, José Pedro Santa-Bárbara foi convidado, por tatuadores, a fazer fotografias técnicas de tatuagens para uma maior divulgação em revistas da especialidade.

“As pessoas apareciam em estúdio e eu ía tendo ideias”, explicou José Pedro Santa-Bárbara que não tardou em perceber que este conceito poderia ser mais explorado.

Passados quase quinze anos surge esta exposição que, mais do que corpos tatuados, exterioriza estilos de vida.

Patente ao público até 4 de Janeiro, “Escamas 2” pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, ao sábado e Domingo, das 14h00 às 18h00.

Os interessados em aprofundar o seu conhecimento em tatuagens ou modificações corporais podem visitar o Fórum Cultural e assistir no próximo dia 6 de Dezembro, às 17h00, à Conferência “Modificações Corporais” que contará com a presença dos tatuadores Eduardo Pinella e Nazaré. Não falte!

Dezenas de pessoas marcaram presença na cerimónia de inauguração "Escamas 2" encerra o ciclo de exposições do Fórum Cultural As modificações corporais dão mote a esta exposição de fotografia