“Dez reis de gente e de livros”
03 Mar 2008
Biblioteca realiza acção de formação
A reflexão acerca da relevância do livro, da literatura e da leitura, bem como da especificidade da escrita literária para crianças e as estratégias de animação da leitura estiveram em foco na acção de formação “Dez reis de gente e de livros”, promovida pela Biblioteca Municipal de Alcochete, nos dias 28 e 29 de Fevereiro.
Com o apoio da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas e dinamizada pela Dr.ª Sara Reis, assistente na Universidade do Minho (Instituto de Estudos da Criança), a acção de formação contou com a participação de 26 formandos.
A acção de formação incidiu sobre o panorama histórico da literatura para crianças em Portugal, com uma abordagem de autores, textos, géneros e características, bem como o papel e as funções do livro, da leitura e da literatura infantil.
O público – alvo da formação foram os mediadores de leitura, professores, educadores de infância, bibliotecários, técnicos de biblioteca e animadores sócio - culturais.
“Dez reis de gente e de livros” teve em linha de conta que “a literatura infantil alimenta e estimula a imaginação e satisfaz a afectividade e a curiosidade da criança, podendo representar um papel importante no desenvolvimento integral e harmonioso da sua personalidade”, segundo Maria Leonor Botelho, em “A criança e o livro”.
Com o apoio da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas e dinamizada pela Dr.ª Sara Reis, assistente na Universidade do Minho (Instituto de Estudos da Criança), a acção de formação contou com a participação de 26 formandos.
A acção de formação incidiu sobre o panorama histórico da literatura para crianças em Portugal, com uma abordagem de autores, textos, géneros e características, bem como o papel e as funções do livro, da leitura e da literatura infantil.
O público – alvo da formação foram os mediadores de leitura, professores, educadores de infância, bibliotecários, técnicos de biblioteca e animadores sócio - culturais.
“Dez reis de gente e de livros” teve em linha de conta que “a literatura infantil alimenta e estimula a imaginação e satisfaz a afectividade e a curiosidade da criança, podendo representar um papel importante no desenvolvimento integral e harmonioso da sua personalidade”, segundo Maria Leonor Botelho, em “A criança e o livro”.