Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Assembleia Municipal aprova adesão à S.Energia

Assembleia 19nov08 1 750 2500
20 Novembro 2008
A Assembleia Municipal aprovou ontem, dia 19, por unanimidade, em sessão extraordinária no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a adesão do Município de Alcochete à S. Energia – Agência Local para a Gestão de Energia do Barreiro e Moita.

O presidente do Concelho de Administração, Bruno Vitorino, marcou presença nesta sessão, assim como o administrador delegado da S.Energia, Nuno Banza, que informou os deputados municipais sobre, entre outras questões, a constituição desta Associação de direito privado e sem fins lucrativos, as vantagens para o Município com a esta adesão e quais as acções a concretizar no sentido de optimizar a eficiência energética.

“Esta intenção política que hoje se concretiza é bem elucidativa daquilo que pode ser uma boa cooperação intermunicipal entre Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete e que pode e se deve estender para outros níveis”, destacou o Presidente da Câmara.

Nesta óptica de cooperação, Luís Miguel Franco acrescentou que: “deve haver uma proliferação de serviços por todos os Municípios e, os mesmos, têm que colaborar na concretização de projectos intermunicipais que importam e interessam a todas as populações”.

Criada ao abrigo do Programa Intelligent Energy Europe, com o apoio financeiro da Comissão Europeia, através da EACI – Agência Executiva para a Competitividade e Inovação, a S.Energia será a entidade responsável pela implementação das políticas definidas pela Autarquia em matéria de energia.

Assim, especificamente, compete à S.Energia apoiar a Câmara Municipal na formulação de políticas energéticas e ambientais, coordenar esforços de organismos públicos e entidades privadas para a execução de uma política de utilização racional de energia, promover a consolidação de conceitos e tecnologias adequadas à conservação de energia e apoiar os agentes económicos em questões relacionadas com esta matéria, no sentido de utilizarem sistemas e tecnologias compatíveis com um desenvolvimento sustentável.

Para a optimização e rentabilização da eficiência energética, a S.Energia tem definido um conjunto de acções que passam pela elaboração de uma matriz energética dos Concelhos, pela realização de auditorias e consultorias neste âmbito, dinamização de planos de emergência, intervenção no sector dos transportes públicos e pela realização de acções de educação ambiental e sensibilização junto de diferentes públicos.

Neste âmbito e, numa análise efectuada aos edifícios da Câmara Municipal, Luís Miguel Franco referiu que: “Em bom rigor todos temos noção que os edifícios da Câmara Municipal de Alcochete estão absolutamente necessitados da existência e da elaboração de estudos de eficiência energética”.

Para melhorar a rentabilização dos edifícios da Autarquia, o Presidente da Câmara frisou que a médio prazo: “A Câmara Municipal reunir-se-á com a Agência no sentido de identificar quais as prioridades ao nível da realização de auditorias e da concretização das obras necessárias, para dotar os edifícios de condições energéticas. Estas obras serão sempre classificadas como despesas de capital que serão inseridas em sede de Plano de Investimento”.

A adesão do Município de Alcochete à S.Energia insere-se num conjunto de acções concretizadas pela Câmara Municipal que visam reforçar a sustentabilidade no Concelho.

Município de Alcochete © 2020 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze