Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

5 Dias. 5 Coros. 5 Concertos de Natal

Coro orfeao 1 750 2500
12 Dezembro 2008
O Ciclo de Concertos de Natal promovido pela Autarquia continua este fim-de-semana com as actuações de três grupos corais na Igreja da Misericórdia/ Núcleo de Arte Sacra.

Hoje à noite, às 21h30, o Coro da Sociedade Filarmónica 1.º Dezembro protagoniza o segundo concerto de Natal, com um alinhamento musical que incide no “espiritual negro” e num repertório popular, dirigido pela maestrina Ana Venade.

O grupo coral é formado em Outubro de 1998, a partir da iniciativa de um grupo de associados, estreando-se nas comemorações do 144.º aniversário da colectividade. Desde então tem organizado e participado em vários encontros de coros e concertos de Natal.

Composto por 43 coralistas, o grupo coral é dirigido pela maestrina Ana Venade, licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa, e com o Curso de Canto do Conservatório Nacional de Lisboa.

Ana Venade fez ainda parte do Grupo de música Antiga “II Dolcimeto” e foi elemento convidado do Coro Gulbenkian entre 1996 e 1998.

Sábado à tarde, às 16h30, sobe ao palco o Orfeão da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete, que sob direcção artística do maestro António Francisco Rei Menino, se apresenta mais uma vez em público, desta vez com um programa de inspiração natalícia.

Formado em 1952, por 40 elementos, o Orfeão ressurgiu em 1997 após um largo período de inactividade, registando a partir daí diversas participações em encontros de coros e festas de Natal.

O maestro António Menino assegura a direcção artística da Banda e do Orfeão da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete. Diplomado em clarinete pela Escola de Música do Conservatório Nacional, o maestro integra no seu currículo diversos Masterclass de Clarinete, com os mais consagrados professores e ainda o ensino de clarinete na Escola Profissional de Música e Artes de Almada. Em 1981 ingressa na Banda da Armada onde actualmente desempenha funções de solista, coordenador de naipe e professor. Destaque ainda para o 1.º Prémio em Valência, Espanha (2003), o 3.º lugar em Riva Del Garda, Itália (2005), o 1.º lugar em Vila Franca de Xira (2006).

No Domingo, às 17h00, é a vez do Coro de São João Baptista actuar, sob direcção da maestrina Mafalda Boultwood. Fundado em Janeiro de 2006 por sugestão do padre Carlos Russo o Coro de São João Baptista reúne um grupo de pessoas que canta nas missas dominicais de Alcochete.

O alinhamento musical do espectáculo é o seguinte: "O Sanctissima", "A Virgem espera o Messias", "Dulcis Christe", "Ding-Dong", "Adeste Fideles", "Glória in Excelsis Deo", "O Sol que não conhece ocaso", "O Verbo fez-se Carne", "Noite Feliz", "Uns Magos Vindos de Além".

Município de Alcochete © 2021 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze