Restauração do Concelho

10 Janeiro 2007
Município festeja aniversário
O Município de Alcochete festeja, este mês, o 109.º aniversário da Restauração do Concelho, que esteve anexado ao município vizinho de Aldeia Galega de 30 de Setembro de 1895 a 15 de Janeiro de 1898, por decisão administrativa do Governo daquela época.

A instauração do Liberalismo em Portugal impôs uma administração centralizadora, reforçada com o Código Administrativo de 1896 que suprimiu 46 concelhos, para travar o aumento das despesas das finanças públicas nacionais.

A perda da autonomia do concelho de Alcochete mereceu, de imediato, a acérrima contestação dos alcochetanos, com destaque para a acção do Presidente da Câmara, D. António Luís Pereira Coutinho, mas os protestos foram em vão. Em Diário do Governo, n.º 220, de 30 de Setembro de 1895, tornou-se pública a decisão de anexação do concelho ao de Aldeia Galega, hoje designado por Montijo.

A população alcochetana manifestou a sua revolta, reforçando progressivamente a consciência colectiva de identidade municipal e a contestação junto dos órgãos do poder.

Após intensa luta política, a 15 de Janeiro de 1898 é publicado, no Diário do Governo, o Decreto que restaura a independência de 51 concelhos, entre os quais o de Alcochete, levando a população a festejar nas ruas a sua imensa alegria e emoção.

Os sinos tocaram a repicar, os foguetes estalaram no ar e a banda de música da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro saudou a data histórica com o Hino da Restauração, composto por Luís Cebola com música de João Baptista Nunes Júnior, acontecimento doravante recordado e festejado pela população do Município.

Em 2007, as comemorações têm o seu ponto alto com a sessão solene nos Paços do Concelho, no próximo domingo, 14 de Janeiro, pelas 17 horas, a apresentação de cumprimentos às autarquias e colectividades pela Banda da Sociedade Imparcial, no dia 15, a encenação da “entrega e publicação” do Foral pela Associação Gil Teatro e a palestra “O Foral de Alcochete no contexto dos forais manuelinos” pelo Dr. José Manuel Vargas, no dia 17.

Programa:

Sexta-feira, 12

“Memórias da Restauração do Concelho”

Conversas com gente da nossa terra.

10h00 | Núcleo Sede do Museu Municipal

Teatro “Casting para um filme”

Reservas através do telefone 212 349 640

Sábado, 13

Representação do “Auto da Índia” de Gil Vicente pela Associação Gil Teatro

21h30 | Núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal/Igreja da Misericórdia

Noite de Fados, Folclore e Sevilhanas

Espectáculo para angariação de fundos para participação do Grupo Folclórico de Danças e Cantares da Fonte da Senhora no Festival Mundial de Danças Folclóricas. Organização: Grupo Desportivo da Fonte da Senhora.

22h00 | Fórum Cultural de Alcochete

Domingo, 14

Sessão Solene da comemoração do 109.º aniversário da Restauração do Concelho de Alcochete. Atribuição das seguintes distinções:

- Medalha D. Manuel I: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete e Sr. Miguel Boieiro;

- Medalha da Restauração do Concelho: Eng.º Samuel Lupi, Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde;

- Medalha de Bons Serviços (30 Anos): Joaquim da Glória Duarte e Manuel Maria Guerreiro.

Actuação do Orfeão da Sociedade Imparcial 15.01.1898.

17h00 | Salão Nobre dos Paços do Concelho

Segunda-feira, 15

Restauração do Concelho

Missa de sufrágio em memória dos músicos e dirigentes da Sociedade Imparcial 15.01.1898

17h15 | Capela da Santa Casa da Misericórdia de Alcochete

Apresentação de cumprimentos às colectividades e autarquias pela Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.

21h30 | Ruas da Vila de Alcochete

Terça-feira, 16

10h00 | Núcleo Sede do Museu Municipal

“Memórias da Restauração do Concelho”

Conversas com gente da nossa terra.

14h30 | Núcleo Sede do Museu Municipal

Quarta-feira, 17

10h00 e 14h30 | Núcleo Sede do Museu Municipal

Encenação da “entrega e publicação” do Foral de Alcochete e de Aldeia Galega, pela Associação Gil Teatro, seguida de palestra sobre “O Foral de Alcochete no contexto dos Forais Manuelinos”, pelo investigador Dr. José Manuel Vargas

21h30 | Núcleo de Arte Sacra do Museu Municipal/Igreja da Misericórdia

Quinta-feira, 18

10h00 e 14h30 | Núcleo Sede do Museu Municipal

Sábado, 20

Entrega de diplomas aos sócios com 25 anos de associados

15h30 | Sede da Sociedade Imparcial 15.01.1898

Concerto pelo Orfeão da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898

16h30 | Sede da Sociedade Imparcial 15.01.1898

Concerto pela Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898

18h00 | Fórum Cultural de Alcochete

Inauguração da exposição de pintura “Mare Nostrum” de Júlio Quaresma

21h30 | Fórum Cultural de Alcochete

Actuação do Grupo Folclórico de Danças e Cantares da Fonte da Senhora e do Rancho Etnográfico Danças e Cantares da Barra Cheia, seguido de Baile com o conjunto Sérgio e Carla.

Organização: Grupo Desportivo da Fonte da Senhora.

22h00 | Sede do Grupo Desportivo da Fonte da Senhora

Sexta-feira, 26

Concerto pela Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa. Repertório de Gen Parchman, Luís Cardoso, David R, Gillingham e Dana Wilson. Direcção: Maestro Alberto Roque.

Sábado, 27

Visita orientada ao núcleo museológico que expõe o Foral de Alcochete e Aldeia Galega dirigida ao público em geral.

15h30 | Núcleo Sede do Museu Municipal

Concerto pela Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa. Repertório de Cherubini, Schubert e Brahms (solistas Rodrigo Gomes, violino, e Maria Isabel Vaz, violoncelo).

Domingo, 28

Concerto pelo Orfeão da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898