Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Comemorações do aniversário do Foral

18 Janeiro 2007
Município promove iniciativa
O Município de Alcochete assinalou ontem, 17 de Janeiro, o 492.º aniversário da atribuição do Foral à Vila de Alcochete com a encenação da entrega do foral pela Associação Gil Teatro e a realização de uma palestra sobre o tema, proferida por José Manuel Vargas, autor do livro “Sabonha e S. Francisco” e responsável pela interpretação do “Livro da Vereação de Alcochete e Aldeia Galega (1421-1422)”, editados pela Câmara Municipal.

A Associação Gil Teatro fez a entrega do Foral através de uma apresentação audiovisual e encenação do acontecimento, recolhendo a assinatura do público para “autenticação” do documento régio.



“O Foral de Alcochete no contexto dos forais manuelinos” foi o tema da palestra, presidida por Paulo Machado, Vereador da Cultura, e José Manuel Vargas, que contextualizou a reforma dos forais no reinado de D. Manuel I, medida muito ansiada pelos procuradores dos concelhos daquele tempo e que esteve a cargo de Fernão Pina.



O investigador José Manuel Vargas procedeu a uma análise dos aspectos do códice alcochetano e à sua comparação no âmbito da reforma realizada entre 1500 e 1520, em que foram outorgados 570 forais.



O orador convidado salientou que “Alcochete já tinha estatuto de Vila” antes da atribuição do Foral e que o exemplar que está no Museu Municipal de Alcochete era o do senhorio, a Ordem de Santiago, tem uma dimensão intermédia, é de pergaminho bem preparado e de boa qualidade, tem encadernação original e permanece intacto na actualidade.

Município de Alcochete © 2020 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze