Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Semana da Costa Azul

26 Setembro 2006
“Águas-furtadas” em exposição
As comemorações da Semana da Costa Azul em Alcochete tiveram início com a inauguração, no dia 23 de Setembro, da exposição de aguarelas de Carlos Canhão, subordinada ao tema “Águas-furtadas”, um registo do encanto que ainda hoje perdura nos telhados das habitações mais antigas do Município. Luís Miguel Franco, Presidente do Município de Alcochete, Paulo Machado, Vereador da Cultura, e o artista lisboeta Carlos Canhão presidiram à inauguração da exposição, que está patente ao público até 23 de Outubro, na Galeria dos Paços do Concelho.



O Presidente do Município felicitou o artista, Carlos Canhão, pelo facto de, “em tão curto espaço de tempo, responder ao nosso desafio para pintar as águas-furtadas de algumas das casas de Alcochete e do Samouco, com pormenores sublimes, de uma preciosidade e luminosidade que, de facto, distinguem as nossas Vilas”. O edil referiu ainda o conjunto de iniciativas programadas para o Concelho, durante os meses de Setembro e Outubro, destacando, no âmbito da Semana da Costa Azul, a realização da Gala da Região de Turismo em Alcochete, no dia 28 de Setembro, e o conjunto de eventos integrados na comemoração da 1.ª Semana do Idoso, que tem início amanhã e se que prolonga até 1 de Outubro.



“É um prazer termos um olhar atento para o nosso património”, sublinhou Paulo Machado, Vereador da Cultura, para quem esta exposição traduz mais um contributo para a identificação do valor do património construído em Alcochete e Samouco.



No final, Carlos Canhão referiu que “Esta exposição surgiu através de um convite da Câmara Municipal que está ciente desta riqueza única, pertencente ao seu património construído”, o artista chamou ainda a atenção para o trabalho empenhado dos artesãos e construtores, de outrora, no fabrico de alvenaria e nos trabalhos em ferro forjado e madeira.



Carlos Canhão nasceu em Lisboa em 1944, adquirindo a sua formação artística em pintura, desenho e cerâmica na Sociedade Nacional de Belas-Artes e na Arco–Centro de Arte & Comunicação Visual. A sua actividade artística está expressa em numerosos trabalhos, desde a ilustração de livros à azulejaria, contando no seu currículo com a participação em mais de uma centena de exposições.

Município de Alcochete © 2020 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze