Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Alcochete inaugura busto de homenagem a José Samuel Lupi

Jose lupi2 1 750 2500
03 Maio 2011
Alcochete vai homenagear José Samuel Lupi, uma das personalidades mais carismáticas do concelho, nos próximos dias 6 e 7 de Maio, com um conjunto de iniciativas das quais destacamos a inauguração do busto em honra do cavaleiro tauromáquico e empresário num dos principais largos da vila de Alcochete.

Esta homenagem ao cavaleiro tauromáquico, que recebeu a Medalha da Restauração do Concelho de Alcochete em 2007, surge por iniciativa de uma comissão constituída por Rui Nascimento, Américo Carvalho, Miguel Boieiro, António José Godinho, António Manuel Gomes, Fernando Pessoa e António Manuel Cardoso e pela Câmara Municipal de Alcochete.

A Comissão de Honra é constituída pelo Governo Civil de Setúbal, Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide, Sindicato Nacional de Toureiros Portugueses, Real Clube Tauromáquico, Grupo Tauromáquico Sector 1 e Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I.

O programa de homenagem a José Samuel Lupi tem início na sexta-feira, dia 6, às 20h30, com a realização de um jantar no restaurante Al-Foz, seguido de apontamento de fados com António Pinto Basto, Francisco Sobral, Joana Lima das Neves, João Ferreira Rosa, Margarida Soeiro e Maria João Quadros, acompanhados pelos músicos Sidónio Pereira e Jorge Vargas.

No sábado, dia 7 de Maio, às 11h00, realiza-se a Sessão Solene de homenagem ao Eng.º Samuel Lupi no Salão Nobre dos Paços do Concelho, cerimónia pública que conta com a intervenção do Dr. Vasco Lucas, e às 12h00 será descerrado o busto do cavaleiro tauromáquico no Largo António dos Santos Jorge, no centro da vila de Alcochete, um espaço público requalificado pela Câmara Municipal no âmbito de uma intervenção urbana global em curso que visa “devolver” os espaços públicos aos munícipes.

O programa comemorativo encerra com uma Corrida de Toiros na Praça de Alcochete, às 17h30, cujas receitas revertem para quatro instituições do concelho, a saber Santa Casa da Misericórdia de Alcochete, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Aposento do Barrete Verde e Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898.

Com participação do “Quarteto de Apoteose”, formado por Angel Peralta, José Lupi, Alvaro Domecq e Rafael Peralta, a corrida de aniversário de José Lupi conta com a participação dos cavaleiros Moura, Bastinhas, Bohórquez, Salgueiro, Manuel Lupi e Telles Jr e dos Grupos de Forcados Amadores de Alcochete, Santarém e do Aposento da Moita.

José Samuel Pereira Lupi nasceu em Lisboa a 5 de Maio de 1931 e vive a sua infância na Herdade de Rio Frio onde se familiariza com aspectos da vida rural e da festa brava que marcam para sempre a sua vida. Licencia-se em Engenharia de Silvicultura no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa em 1954.

Em 1955 fixa-se na Herdade da Barroca d´Alva e envolve-se em acções e iniciativas com vista ao desenvolvimento do concelho, tendo sido Presidente do então Grémio da Lavoura, da Casa do Povo de Alcochete e da Assembleia Geral do Aposento do Barrete Verde. Mais recentemente também assumiu o cargo de presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.

Grande colaborador na organização das Festas do Barrete Verde e das Salinas, contribuiu para o património do Aposento do Barrete Verde que lhe prestou homenagem com a integração e exposição do seu espólio no Museu Taurino da colectividade, que retrata momentos de emoção da arte do toureio a cavalo protagonizados por Samuel Lupi em muitas praças de toiros.

José Samuel Lupi tomou a alternativa em 1963 das mãos do Mestre João Núncio na Praça de Toiros do Campo Pequeno, tornando-se cavaleiro tauromáquico profissional e ao longo da sua vida alcançou numerosos troféus e muitos êxitos, com destaque para o sucesso alcançado em Espanha, ao lado de figuras como Alvaro Domecq, Angel Peralta e Rafael Peralta.

Em Março de 2001, Samuel Lupi foi distinguido em Madrid com o prémio “Gabana 1800 – Siglo XX del Toreo”, dedicado às figuras do toureio mais importantes dos anos 60 e 70 do referido século.

Actualmente José Samuel Lupi mantém viva a Herdade da Barroca d´Alva através da exploração agro-pecuária com criação de toiros bravos e de cavalos lusitanos e da actividade turística com exploração de um Hotel Rural e de um Centro Hípico, assim como a realização de eventos equestres com relevo nacional e internacional.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze