Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Bote Leão chega a Alcochete a 19 de junho

750 x 500 1 750 2500
09 Junho 2016
A câmara municipal inaugura no próximo dia 19 de junho, o bote Leão, uma das embarcações mais emblemáticas do Tejo e acarinhada pela população de Alcochete.

Objeto de uma candidatura a fundos comunitários e de um apoio mecenático a embarcação foi construída de raiz no estaleiro naval de Jaime Costa, de acordo com as técnicas utilizadas na construção das antigas embarcações que navegavam no Tejo.

“Criámos as condições para a construção do bote Leão, que obedeceu a um rigoroso planeamento quer na sua construção, quer do ponto de vista financeiro”, diz o presidente da câmara, que salienta a forma exemplar como decorreu o processo negocial com a administração da Lusoponte, em particular do interesse manifestado pelo Eng. Ferreira do Amaral, Dr. António Rosa e Eng. Firmino de Sá, que se traduziu “num apoio financeiro mecenático de 200 mil euros. “Ao abrigo do PROMAR a autarquia obteve um outro apoio financeiro, muito significativo, na ordem dos 120 mil euros, assumindo a câmara municipal um esforço financeiro de 49 mil euros, o que faz com que o bote Leão seja um sucesso do ponto de vista da construção e financeiro”, refere o presidente da câmara, na edição nº 21 do Jornal InAlcochete.

Para Luís Miguel Franco, Alcochete tem agora uma embarcação tradicional à disposição da população, que valoriza o concelho do ponto de vista cultural e é sustentável do ponto de vista da sua utilização: “O bote Leão vai ser importante para recuperar uma parte das memórias coletivas, que vagueiam nas tradições orais e também no plano da vocação turística e náutica de Alcochete”.

A chegada do bote Leão à ponte cais de Alcochete está prevista para as 15h30, naquela que é a viagem inaugural da embarcação, segue-se o batismo do “Leão”e os discursos oficiais do presidente da câmara, Luís Miguel Franco, e do presidente do conselho de administração da Lusoponte, Joaquim Ferreira do Amaral.

Mas este dia que vai de ser de festa começa de manhã com a realização de ateliês para crianças, e já no período da tarde com as atuações dos ranchos folclóricos do concelho e do grupo Insígnia, e do desfile de fanfarras, numa organização dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.

No próximo domingo 12 de junho tem início a Semana da “Caldeirada à Fragateiro”, que se prolonga até ao dia 19 de junho e na qual participam 17 restaurantes de Alcochete e Samouco.

A exposição “Bote Leão – o Rei dos Nordestes regressa ao Tejo” é inaugurada na quinta-feira, 16 de junho, e antecede a Conversa da Borda d’Água, na qual vão participar o presidente da câmara, o mestre de estaleiro que construiu o bote e outros convidados. As iniciativas realizam-se no núcleo de arte sacra do museu municipal de Alcochete e têm entrada livre.

BL1

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze