Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Projetos de Escola

Os “Canteiros de Cheiros” e a “Compostagem” constituem propostas de Educação não formal do Setor de Educação da Câmara Municipal de Alcochete.

Canteiro de Cheiros

Esta proposta pretende proporcionar um contacto mais direto com aspetos da natureza, estimulando uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica. Desenvolvendo competências que permitirão, praticar uma cidadania responsável e consciente não pensando apenas nas consequências dos seus atos ambientais do presente mas no que se pode melhorar para proteger o ambiente no futuro. Sendo uma atividade de carácter ambiental, facilita o cruzamento dos conhecimentos das várias áreas do saber.

Em primeiro lugar deve ser avaliada as condições físicas da escola de forma a adequar o mais possível as estruturas de suporte do projeto ao espaço disponível na escola.

As estruturas podem ser implementadas na horizontal ou na vertical, constituindo soluções prioritárias as soluções de reciclagem e/ou reutilização.

Os modelos constituem um método simplificado de Plantar /jardinar em que 100% da cultura é produzida em apenas 20% do espaço normal, com vantagem de reduzir o trabalho de preparação de terreno. É uma opção excelente para principiantes, reduz o consumo de água e de sementes, fácil de proteger de pragas, muito produtivo, sem necessidade de usar fertilizantes. Pode ser iniciado em qualquer época do ano.

Estas soluções para além de oferecerem à escola uma valorização paisagística, também contribuem para a responsabilização dos alunos por um espaço que é de todos.

Compostagem

A compostagem é um processo de valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos por ação de microrganismos que na presença de oxigénio (processo aeróbio), originam uma substância designada composto.

O composto que se obtém no fim do processo poderá ser utilizado como adubo, uma vez que melhora substancialmente a estrutura do solo. O composto possui fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas.

A compostagem doméstica é um processo que não requer conhecimentos técnicos, é simples, é economicamente e ecologicamente sustentável, uma vez que promove a redução dos resíduos domésticos, através da sua transformação num composto fertilizante que pode ser usado como nutriente e/ou corretivo do solo nos jardins, hortas e quintais, bem como, em vasos e floreiras.

Esta prática para além de constituir uma boa prática ambiental no que diz respeito à diminuição de resíduos, contribui também para a redução de fertilizantes e adubos artificiais.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze