Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Promoção de Hábitos de Alimentação Saudável

Público-Alvo
  • Crianças do Ensino Pré-Escolar e Ensino Básico do Concelho de Alcochete (Ensino Público)
  • Cozinheiras/Ajudantes cozinha
  • Pais/famílias
  • Professores
  • Comunidade em Geral
Enquadramento/Fundamentação

Desde há alguns anos que a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem vindo a manifestar uma enorme preocupação com as questões relativas a consumos alimentares das populações, sobretudo da população jovem. De facto, o paradigma da saúde mudou: a sobrenutrição passou a ser alvo de uma atenção tão grande quanto a subnutrição.

Presentemente, a OMS reconhece que a obesidade apresenta uma prevalência superior à desnutrição e às doenças infeciosas e define a obesidade como a epidemia do Séc. XXI.

O Setor da Saúde, da Câmara Municipal de Alcochete, tem acompanhado estes dados e preocupações, como tal, tem vindo a desenvolver projetos de promoção de hábitos de alimentação saudável, fomentando o conhecimento e aplicação dos princípios de uma alimentação saudável ao longo das diferentes etapas da vida.

Com vista a dar continuidade a esta missão, isto é, a criação de um ambiente promotor da saúde, em especial no que se refere à alimentação, pretende-se implementar novas iniciativas no âmbito da saúde escolar, com vista a alargar tais práticas/comportamentos à comunidade em geral.

Sabendo que é na escola que as crianças passam mais horas do dia, tornando-se esta “escola a tempo inteiro”, impõe-se-lhe um trabalho de regras no âmbito da Educação Alimentar. Todavia, importa relembrar que o padrão alimentar é, fortemente, influenciado pelos hábitos culturais e familiares, sendo fundamental a definição de estratégias abrangentes que permitem alcançar resultados mais efetivos.

Descrição do Projeto/Acão

Neste projeto serão trabalhados aspetos, essencialmente, relacionados com a oferta alimentar e as escolhas alimentares, recorrendo a processos que incluem a reflexão e consciencialização por parte dos vários elementos envolvidos na aplicação do mesmo.

Pretende-se intervir, primeiramente, ao nível da comunidade educativa por ser um ambiente favorável para a mudança. Este será o ponto de partida para alcançar outros públicos e agentes facilitadores que permitam alterações nos comportamentos e hábitos alimentares.

 

Fases do Projeto:

1ª Fase:

  • Reuniões com cozinheiras dos refeitórios escolares para dar a conhecer as normas do Ministério da Educação e princípios básicos de uma alimentação saudável para a elaboração de 4 ementas semanais;
  • Reunião com pais e professores para apresentação do projeto e normas do Ministério da Educação e princípios básicos de uma alimentação saudável;
  • Participação dos pais na elaboração de mais 4 ementas semanais para os refeitórios escolares.

2ª Fase:

  • Sensibilização e Envolvimento da Comunidade
  • Workshops abertos à comunidade “Receitas saborosas e saudáveis para pequenos e graúdos”.
  • Convite aos pais e familiares para a degustação dos pratos confecionados nos refeitórios escolares;
  • Convite aos pais para confeção e partilha de pratos e receitas de família, seguindo as normas de uma alimentação saudável.
Calendarização

1ª Fase:

Julho a Outubro 2014

2ª Fase:

Outubro 2014 a Junho 2015 

Metodologia/Estratégia

Aplicação de um questionário aos alunos em dois momentos, no 1º período e no 3º período letivo, com o objetivo de verificar o tipo de alimentos ingeridos, a aceitação e adaptação às novas ementas. Os questionários irão espelhar, igualmente, os hábitos e comportamentos alimentares de suas casas.

Recursos Humanos

ACEES Arco Ribeirinho - Nutricionista e Coordenador Saúde Pública

CMA - Setor de Desenvolvimento Social e Saúde, Setor de Educação

Avaliação/Indicadores
  • Maior ingestão de alimentos saudáveis, nomeadamente vegetais e mudança de hábitos alimentares em casa, os quais poderão ser identificados através dos questionários.

 

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze