Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Museu Taurino no Ap. Barrete Verde

O Aposento do Barrete Verde apresenta-se com um dos locais de visita obrigatória para quem visita Alcochete. Entidade que anualmente organiza as Festas do Barrete Verde e das Salinas, o Aposento faz parte da história, da tradição, da identidade da Vila e das gentes ribeirinhas. Local de reunião de associados e amigos o Aposento do Barrete Verde é uma agremiação viva onde se respira a tradição tauromáquica e se compartilham momentos de convívio.

No interior do Aposento do Barrete Verde destaca-se o Museu Taurino, espaço que enaltece o toureio a cavalo, a arte de pegar de toiros e a campinagem, sem esquecer  a salicultura, e que também é de homenagem ao grande cavaleiro tauromáquico Eng. Samuel Lupi, aliás é essa mesma a sua designação – Museu Taurino Samuel Lupi.

Além de fotos de vários momentos da carreira de cavaleiro tauromáquico, em diferentes praças de toiros nacionais e estrangeiras, é possível observar vários objetos que fizeram parte da indumentária do cavaleiro, assim como nas salas do forcado e do salineiro estão em exposição objetos relacionados com o grupo de forcados amadores do Aposento do Barrete Verde e com a atividade da salicultura, respetivamente.

Aquando das obras efetuadas no edifício no início da década de 60 do século XX, foram criadas as três salas museu que evocam as figuras do salineiro, do forcado e do cavaleiro.

A sala museu José Samuel Lupi foi inaugurada a 31 de Maio de 1970 pelo então Presidente da Republica, Almirante Américo Tomaz.

A 12 de Dezembro de 1970, o Aposento homenageou o eng. José Samuel Lupi com o descerramento de uma lápide colocada na sala museu com o seu nome, pelos êxitos obtidos em Espanha, durante a temporada em que foi distinguido com o prémio Solidariedade Nacional.

Uma figura do toureio equestre nacional e internacional ligado ao Aposento por laços diretivos, pois exerceu durante 22 anos o cargo de Presidente da Assembleia Geral.

Ficha:

Museu Taurino Samuel Lupi

Local: Rua José André dos Santos

Caracterização: 3 salas com as designações de Salineiro, Campino e Forcado onde podem ser observados vários utensílios e fotos.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze