Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

FIPA

Dadas as suas condições de excelência para a prática de desportos de vento, a Praia dos Moinhos, no final de Junho ou início do mês de Julho, é palco do Festival Internacional de Papagaios (FIPA), um evento ímpar que atrai milhares de visitantes, organizado pela Associação GilTeatro, em parceria com a Câmara Municipal. 

Papagaios de mil e uma cores e feitos, gigantes, acrobáticos e sincronizados dão um colorido especial à Praia dos Moinhos que, durante estes dias, é ponto de encontro entre amantes desta modalidade, e também entre culturas, visto que chegam participantes de todo o mundo.

Equipas de Portugal, Espanha, França, Suiça, Itália, Holanda, Alemanha, Turquia, Inglaterra, China, Malásia e Singapura já marcaram presença em edições anteriores deste Festival e demonstraram a sua criatividade na arte de construir e manusear papagaios de vários tamanhos.

Por outro lado, o FIPA já conta também no seu currículo com a presença de personalidades internacionais como Stafford Wallace, o praticante de maior prestígio na modalidade de papagaios de combate indianos, e Peter Lynn, o neozelandês que se notabilizou pela construção do maior kite do mundo.

Tendo ainda o Tejo como pano de fundo, é comum nestes dias a promoção de diversas actividades no rio, desde kitesurf, a paddlesurf e passeios de canoagem.

A anteceder o FIPA, é organizado anualmente o Festival das Escolas de Papagaios de Alcochete (FEPA) que, como o nome sugere, é dirigido ao público escolar e, habitualmente, conta com a participação de cerca de mil crianças. O grande desafio é, através da organização de ateliês de construção de papagaios, despertar a curiosidade e o conhecimento dos mais novos para a prática desta modalidade. 

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze