Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Restauração do Concelho

“Povo, acorda p’rá glória 

Da nossa mãe e terra amada

Leu e escreveu a vitória

Alcochete restaurada”.

 

Os versos de Luís Cebola, que dão corpo ao Hino da Restauração, relembram um dia único na história do Concelho de Alcochete, o dia 15 de Janeiro de 1898, e evocam um sentimento de pertença que perdura, até aos dias de hoje, na comunidade local.

Após três anos de dependência municipal, o Concelho de Alcochete (re)conquistou, neste dia, a sua independência administrativa e política, um episódio histórico que deixou profundas marcas na identidade de um povo que nunca deixou de reivindicar a sua identidade e a sua independência, enquanto território e enquanto comunidade.

Como tal, em Janeiro, a Restauração do Concelho é relembrada e enaltecida com uma programação cultural, numa estreita partilha entre a Câmara Municipal, a Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 (data em que foi criada – saiba mais ) e a população local.

Anualmente, e como manda a tradição, na noite do dia 15 de Janeiro, autarcas locais, representantes do movimento associativo e músicos da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 saem à rua para, em conjunto, exaltarem a importância desta data na história local, com um percurso pelas principais ruas da Vila de Alcochete e com a apresentação de saudação e cumprimentos às Autarquias e colectividades. Pela noite fora, o Hino da Restauração (música de João Baptista Nunes Júnior) ecoa pelas ruas da Vila, numa analogia aos festejos e à euforia vividos pela população a 15 de Janeiro de 1898.

Numa altura em que o passado é relembrado e festejado, e porque a História também se constrói no presente, a Câmara Municipal realiza a Sessão Solene da Restauração do Concelho, durante a qual homenageia pessoas, singulares e colectivas, que continuam a pugnar pela afirmação e engrandecimento do Concelho.

A homenagem é oficializada com a atribuição das Medalhas Municipais, que se categorizam na Medalha D. Manuel I, a Medalha da Restauração e a Medalha dos Bons Serviços.  

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze