Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Festas do Barrete Verde e das Salinas

Sentida como a mais genuína tradição das gentes da “borda d’agua” as Festas do Barrete Verde e das Salinas têm um lugar especial no coração de cada alcochetano, mas também de muitas pessoas que não sendo de cá, gostam de nos visitar em particular no segundo fim-de-semana de Agosto.

Reconhecidas nacionalmente pelo seu carisma e tradição tauromáquica, as Festas são organizadas pelo Aposento do Barrete Verde, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, mantendo e revitalizando ano após ano a forte tradição festiva deste povo ribeirinho.

Anualmente, são milhares os visitantes que atraídos pela festa brava, pela fé, pela tradição e pela forma espontânea e entusiasta de receber que o povo alcochetano tem, enchem as ruas da Vila de grande animação que se prolonga até ser dia.

José André dos Santos, alcochetano que muito fez pelas tradições da Vila, foi o grande impulsionador destas Festas, que se realizaram, pela primeira vez em 1941 com a denominação de Festas das Salinas e do Barrete Verde.

Mas os alcochetanos sempre foram um povo festeiro, destaque para a realização, nos anos 30 do século passado, das Festas em Honra de Nossa Senhora da Vida, uma devoção que foi preservada e mantida nas Festas, através da integração da Santa na Procissão por Terra e por Mar, que se realiza no Domingo, e constitui um dos momentos religiosos mais importantes e que reflete também a fé de um povo que já teve no Tejo o seu modo de sustento.

As festividades preservam na sua génese um culto religioso, muito vincado, e uma grande paixão pela tauromaquia, consolidada na homenagem a três figuras basilares: o Campino, o Forcado e o Salineiro.

Outro ícone das Festas são as Meninas do Barrete Verde, que desempenham um papel ativo em todos os momentos das Festas.

Um dos momentos altos é a Noite da Sardinha Assada durante a qual seguem alegremente atrás da Charanga, milhares de pessoas, que enchem de cor e de vida as ruas da Vila, com coreografias criadas de forma espontânea e que perduram noite dentro, até o sol nascer.

As tradicionais largadas de touros são outra componente da festa a par com as corridas de touros, os espetáculos musicais, as exposições e atividades desportivas que integram um programa que mantém a Vila envolta de alegria.

As Festas do Barrete Verde e das Salinas são um misto de sentimentos, emoção e diversão, onde o fado acontece em cada esquina, o flamenco ecoa por becos e vielas e onde os mais aficionados arriscam frente ao touro nas arenas improvisadas nas ruas.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze