Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Herdade de Rio Frio

Centro de atracção e de lazer, direcionado para momentos de convívio num espaço natural de excelência, com uma história e identidade singulares, para o enoturismo, para o turismo de natureza com particular enfase nos passeios equestres e para o centro museológico, a Herdade de Rio Frio apresenta uma multiplicidade de experiências apoiadas numa vinha renovada e na reativação da coudelaria.

A herdade ocupa um território constituído por 5 200 hectares, parte do qual no concelho de Alcochete, junto ao Estuário do Tejo e assume-se com um dos destinos turísticos de natureza na região de Lisboa, potenciando a história, cultura e património natural daquela que já foi uma herdade de referência em Portugal, nos séculos XIX e XX, no que respeita à produção agrícola.

Chegou a deter uma vinha de 4 000 hectares considerada a “maior vinha continua do mundo” e  a “maior mancha de montado artificial do mundo”.

Atualmente, a herdade mantém a exploração de cortiça e produção de vinhos, mantendo também a produção de arroz, de gado bovino autóctone e de cavalos puro-sangue lusitanos e anglo/luso/árabes de aptidão para as atividades equestres.

Mas é também um espaço rural aprazível e de lazer com uma oferta diversificada de actividades que assentam em cinco grandes domínios, a agropecuária, o turismo equestre, o enoturismo, o turismo de natureza e o turismo residencial, potenciando as actividades ao ar livre, como são os passeios pedestres, a cavalo, de BTT, a orientação, e complementarmente o desenvolvimento da estação arqueológica do Porto dos Cacos e do centro museológico com base na história e identidade da Herdade.

Inaugurado oficialmente a 25 de Outubro de 2014 o Pólo Equestre de Rio Frio integra um conjunto de equipamentos e instalações de apoio à actividade equestre, destaque para o Centro Hípico com 76 boxes, pista exterior, duas pistas de trabalho, uma pista de harvincourt, paddocks, zona social, balneários para os praticantes, e para a Academia de Equitação, que revitalizará as antigas instalações do picadeiro e cavalariças do principio do século XX, que estão em processo de recuperação, o Club House e o alojamento para cavaleiros.

O hipódromo é outra grande aposta da Herdade de Rio Frio pois as corridas são consideradas com uma actividade valorizadora do cavalo e das actividades equestres, assim como a reactivação da Coudelaria de Rio Frio orientada fundamentalmente para o cavalo de desporto.

Os 180 km de percursos equestres, num solo extraordinário, enquadrados numa paisagem ímpar, conferem as melhores condições para o treino, competição e lazer.

A vertente do enoturismo potenciado com a reactivação da vinha apoiada numa estratégia de diversificação e recuperação de castas tradicionais, já foram lançados no mercado dois vinhos, um tinto e outro branco, com a nova designação Rio Frio, aos quais se seguirá um espumante e um moscatel.

Neste âmbito foi apresentado durante as comemorações dos 500 anos do Foral de Alcochete o vinho denominado de “Foral de Alcochete” marcando para sempre esta data importante na vida do concelho.

Para a estação arqueológica “Porto dos Cacos” (localizada em território municipal) já existe uma estratégia delineada em parceria com a câmara de Alcochete, para a caracterização e delimitação de toda uma área onde já existiu uma forte produção de ânforas na época romana, com o objetivo de valorização do território. E neste sentido está prevista a criação de um centro de interpretação, que extravase a função de um centro museológico per si, mas se assume como um centro vivo, de criação e aprofundamento de conhecimento.

“Rio Frio tem uma história para contar, uma história para viver e uma história para participar. Porque esta história pode ser vivida, participada e pode ser valorizada por todos, nas parcerias e sinergias que estão a ser criadas. É isso que temos de ousar fazer!”, José Ramos Rocha, Presidente da Sociedade Agrícola de Rio Frio.

Em 2015 há muita coisa a acontecer na Herdade de Rio Frio. Visite este espaço rural onde a natureza e a história se encontram e partilhe momentos únicos!

http://www.rio-frio.eu/pt/

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze