Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Reserva Natural do Estuário do Tejo

O Concelho de Alcochete abrange a mais importante zona húmida do País e uma das mais importantes da Europa, classificada como Reserva Natural, um estatuto que lhe foi atribuído devido à diversidade de aves migratórias que escolhem o estuário como habitat durante o inverno.

Nos períodos de migração, a Reserva Natural do Estuário do Tejo é local de abrigo para mais de 120.000 aves, com destaque para cerca de 75% de toda a população de Recurvirostra avoseta (alfaiate) invernante na Europa, além de concentrações internacionalmente importantes de outras espécies de aves aquáticas.

Destaque também para a comunidade de flamingos que, durante todo o ano, embelezam e dão cor a este local. 

Para além do valor biológico do estuário, rico em seres vivos, o Estuário do Tejo reveste-se de uma importância histórica e identitária, no que se relaciona com as atividades tradicionais do Concelho, tomando como exemplo a salicultura, já considerada uma das maiores atividades económicas do Concelho.

Numa extensão até Vila Franca de Xira, a Reserva Natural do Estuário do Tejo é ainda constituída por uma zona de lezírias, onde são criados toiros e cavalos para a lide taurina.

Rica em diversidade, a Reserva Natural é uma área que está à espera de ser explorada, seja de bicicleta, de carro, num passeio pedestre ou de Kayak no programa Alcochet’Aventura.

Para mais informações deverá consultar o portal do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas em:  http://portal.icnf.pt

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze