Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Circuitos nas Freguesias

Parta à descoberta da vila de Samouco e conheça os cenários naturais que caracterizam esta Freguesia, assim como o seu património edificado e as gentes locais. A pesca e a agricultura estão entre as suas principais actividades económicas e, no núcleo antigo da Vila, podemos descobrir construções tradicionais, algumas das quais datadas do século XIX, assim como quintas agrícolas como a Quinta do Braga (ocupada pela Junta de Freguesia) e a Quinta de São Brás.

Antes de se dirigir ao centro da vila, passe na Rua Ruy de Sousa Vinagre para ver a fachada da Casa do Mirante (n.ºs 34-36), um edifício revivalista do século XX que apresenta uma torre octogonal de quatro pisos decorada com azulejos e ferros forjados.

Na Praça da Liberdade, a ruralidade da Vila permanece imortalizada com a Estátua do Cavador, que em frente à Junta de Freguesia, é uma homenagem aos trabalhadores rurais da Freguesia. A poucos minutos a pé deste local, encontrará na Praça José Coelho, o Chafariz de Roda que foi preservado dado o simbolismo que tem para a população local.

Ainda nesta Praça, admire o Coreto, um dos elementos decorativos mais emblemáticos da Vila.

Prossiga com o seu percurso pedestre até à Praça da República, onde poderá visitar a Igreja de São Brás, um dos exemplos do património artístico e religioso da Vila, que se evidencia pelo seu estilo barroco. Reconstruída no século XVIII, as referências aos actos de devoção das gentes locais remontam ao século XVI, comprovando assim a antiguidade deste património.

Se gosta de estar em contacto com a natureza, então aponte na agenda uma visita à praia fluvial de Samouco que, nos meses de Verão, é ponto de encontro entre locais e visitantes. Com a Ponte Vasco da Gama como cenário principal, a praia fluvial estende-se até ao Cais Palafítico que, diariamente, é frequentado por pescadores locais.

Em direção à vila de Alcochete, faça um desvio até à Fundação das Salinas do Samouco, um espaço natural, em que a biodiversidade pode ser vivida através de uma multiplicidade de experiências. É também neste “santuário natural” que encontramos a Ermida de Nossa Senhora da Conceição dos Matos que terá sido construída no século XVI e propriedade da família do navegador Tristão da Cunha, cavaleiro do Conselho de D. Manuel I e primeiro Governador da Índia.

São Francisco

Tal como na freguesia de Samouco, também em São Francisco predominam as raízes rurais e agrícolas da população, sendo que estas são, anualmente, celebradas com a realização das tradicionais Festas de Confraternização Camponesa.

É em São Francisco que poderá observar o Pórtico do então Convento franciscano que foi fundado por Frei Gaspar de Cuba, no século XVI, e que, em meados de 1835 foi demolido após a extinção das ordens religiosas. Atualmente, com a preservação do Pórtico, é ainda possível visualizar os painéis azulejares que apresentam alguns santos e um conjunto de símbolos associados à espiritualidade franciscana.

 

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze