Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Doçaria

Doçaria do concelho inspirada na tradição

A revitalização da doçaria local deve-se em muito à recuperação de receitas da doçaria tradicional, dos quais se destacam arroz doce alcochetano, a fogaça, os bolinhos de água-mel, os palitos da Maria da Paz, a pinhoada e o bolo de soda.

Um dos mais, senão o mais, emblemático doce de Alcochete é a fogaça, bolo quinhentista que está sempre presente nas festividades e no quotidiano dos alcochetanos. Com um forte sabor a canela e limão, crocante por fora mas mole por dentro, a fogaça está relacionada com a festa pascal do Círio dos Marítimos de Alcochete, que tem na sua origem uma promessa dos barqueiros de Alcochete à Senhora da Atalaia após terem sido salvos de uma tempestade no mar.

Desde então as fogaças são uma componente obrigatória desta Festa, e são leiloadas na segunda-feira do Círio, continuando a afirmar-se como uma obra-prima da doçaria local.

O arroz doce alcochetano também foi recuperado como sobremesa nas ementas dos restaurantes e a sua origem e história está muito enraizada na comunidade local.

Antigamente, o arroz doce branco fazia parte da vida festiva de Alcochete, sendo encarado com um prato especial em todas as comemorações importantes, como batizados, aniversários, nas épocas festivas do Natal e da Páscoa e de forma especial nos casamentos, durante o qual ocupava um lugar especial, e dias antes era entregue em casa de familiares e amigos anunciando a boda.

Tal como a fogaça o arroz doce branco é a sobremesa de eleição nos tradicionais almoços da Festa do Círio dos Marítimos.

Em Alcochete o arroz doce é branco, porque é confecionado sem a adição de ovos e manda a tradição que fique seco para que se possa cortar às fatias, ou em quadrados, mas claro que neste ponto há variações consoante o gosto de cada um.

A sopa (doce) do Terroal é também emblemática do Concelho e é preparada por uma doceira local, tendo por base açúcar, gemas de ovo, pão e amêndoa, assim como o bolo de soda, típico de Samouco, que é outra delícia que obedece a uma antiga receita recuperada pela população local.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze