Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Caraterização

Enquadramento metropolitano e Sub-Regional

O Município de Alcochete insere-se na principal centralidade do sistema urbano nacional – Área Metropolitana de Lisboa - está integrado na Península de Setúbal e num dos seus limites territoriais faz fronteira com a Lezíria do Tejo, o que lhe confere alguns traços de identidade social e cultural muito próprios dessa região. Ao longo dos últimos anos tem existido em Alcochete uma expressiva dinâmica demográfica, económica e urbanística consequência da relação de aproximação em relação a Lisboa.
Enquanto área territorial o concelho de Alcochete estende-se por 128,5 km2, a população residente total em 2011 era de 17 565 habitantes, a que correspondia uma densidade populacional de 137 hab/ km2.
Do ponto de vista político-administrativo o Concelho está dividido em 3 freguesias – Alcochete, Samouco e São Francisco – em que os respetivos aglomerados urbanos, formam em termos espaciais um “arco urbano” que de certa forma estreita a relação entre a rede urbana e os valores patentes no estuário do Tejo.
Existe ainda um outro conjunto de aglomerados, com menos expressão, nomeadamente, Passil, Fonte da Senhora, Rego da Amoreira e Vale Figueira, que têm vindo a registar uma dinâmica populacional positiva.

Dinâmica demográfica e económica do concelho

O concelho de Alcochete destaca-se pela movimentação populacional favorável observada, com uma taxa de crescimento demográfico referente ao ano de 2013 de 22%, um pouco abaixo ao valor encontrado para o período de 2001- 2008, que foi de 34%.
No que se refere ao indicador da densidade populacional, e em comparação com os restantes concelhos da Península de Setúbal, Alcochete apresenta um reduzido nível de concentração populacional – 137 pessoas por km2.

Em termos de estrutura etária da população, o concelho de Alcochete revela um índice de envelhecimento abaixo do referencial 100, (76,2) e em 
relação ao crescimento efetivo populacional o ano de 2013 esteve na ordem do 1,28%. A taxa de atração/repulsão populacional registada no período de 2001-2008 em Alcochete indicia que o território exerce uma forte atração na captação de população.

No perfil produtivo do concelho destaca-se um conjunto de atividades bastante diferenciado, sendo significativa a expressão da atividade agrícola, comparativamente à média nacional.

À significativa especialização do Concelho em atividades relacionadas com a agricultura, associa-se à sobre-representatividade do setor do comércio por grosso e a retalho, que se destaca em termos do pessoal ao serviço, muito por efeito do impacto da localização da grande área comercial (outlet) de Alcochete.
Por outro lado é também evidente a evolução positiva do setor secundário no concelho de Alcochete, onde a construção (em termos do número de estabelecimentos) e as indústrias transformadoras (em pessoal ao serviço) revelaram um maior crescimento nos últimos anos.

Em termos setoriais também o setor da energia revela um forte potencial de valorização económica dos recursos naturais da região, podendo identificar-se algumas oportunidades de dinamização de soluções inovadoras e experimentais nos domínios da eficiência energética, da produção e da promoção do consumo de energias renováveis (solar, hidráulica, etc) que, se devidamente exploradas, poderão induzir o concelho na adoção de novos modelos energéticos para a mobilidade, ambientalmente mais sustentáveis.

Perfil Habitacional da População

Segundo os dados dos Censos 2001, o perfil habitacional de Alcochete evidenciava que cerca de 46% da população ativa residente no concelho detinha habilitações ao nível do secundário ou superior, valor significativamente superior aos 38% da média nacional, mas em linha com os concelhos de proximidade. Uma análise mais detalhada permite constatar, do ponto de vista das habilitações ao nível do setor secundário, a preponderância do número de pessoas com escolaridade ao nível do 1.º ciclo.

 

Dados Gerais 2014

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze