Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Biblioteca de Alcochete

Inaugurada a 13 de Setembro de 2008, a Biblioteca de Alcochete perfila-se no panorama cultural e social do Concelho como uma “Casa de Sonhos”, aberta a toda população, onde é possível encontrar uma oferta cultural com qualidade, diversidade e dinamismo.

Veículo igualitário de acesso à informação e promotor de uma cidadania mais efetiva a Biblioteca de Alcochete, enquanto biblioteca pública, assume o seu papel, no seio da comunidade de educar, informar e promover a cultura e o lazer.

Neste sentido é objetivo da Autarquia que a Biblioteca de Alcochete seja indutora de uma ação cultural que vise a capacitação das pessoas, a promoção da cidadania, articulando a formação qualificante e a educação ao longo da vida.

Missão

A Biblioteca de Alcochete é um espaço de acesso e fruição do conhecimento, assumindo-se como pólo dinamizador de educação, informação, cultura e lazer. Pretende promover o acesso à informação, contribuindo para a formação de utilizadores autónomos e críticos pela oferta de produtos culturais de qualidade. Cabe-lhe ainda fomentar a identidade local do município de Alcochete, desenvolvendo parcerias com instituições e coletividades locais do sector educativo, cultural e recreativo.

Objectivos
  • Ocupar um lugar de destaque na oferta cultural, regional e local, como referencial de qualidade, diversidade e dinamismo;
  • Facilitar o acesso e fomentar o consumo de bens culturais, a fim de estimular hábitos de leitura na população;
  • Contribuir para o combate à iliteracia, disponibilizando meios e recursos e explorando vias de aprendizagem informal, lúdicas e didáticas;
  • Apoiar o desenvolvimento da Rede de Bibliotecas Escolares no concelho, no âmbito do SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares;
  • Potenciar a qualificação da população adulta, numa perspetiva de formação ao longo da vida.

 

Caracterização do equipamento

Com uma área total de 1800 m², o edifício cumpre todos os requisitos exigidos pela DGLB no Programa de Apoio às Bibliotecas Municipais. A sua localização é central, dispõe de boas acessibilidades, próxima dos principais estabelecimentos de ensino e novos núcleos urbanos, assegurando também uma boa articulação com o núcleo antigo da Vila.

Trata-se de um edifício concebido de raiz, com 2 pisos, e que beneficiará da construção de um Jardim de Animação.

O acesso principal é feito no Piso I, através de uma rampa de acesso que se desenvolve na frente Nascente do edifício. No topo da rampa existe uma plataforma de chegada que percorre toda a fachada Nascente. Neste espaço é feito o acesso principal à Biblioteca e o acesso secundário à Sala Multiusos, que permitirá a concretização de variadas ações da programação cultural, e à Cafetaria, podendo estes espaços funcionar de forma autónoma, sem comprometer o normal funcionamento do equipamento.

A entrada principal da Biblioteca dá acesso ao Átrio que funciona como espaço distribuidor de todas as áreas do serviço público do edifício. Por um lado a ligação interior à Sala Multiusos e Cafetaria, e por outro, a ligação às zonas de Atendimento geral, Periódicos (onde se usufrui da deslumbrante paisagem sobre o rio) e secção de Juvenil/ Adultos, com todas as suas valências e serviços (empréstimo, consulta local, catálogo, referência, Internet, multimédia, audiovisuais, informação à comunidade, espaço jovem, auto-formação…).

A escadaria de acesso ao piso inferior leva-nos até à seleção Infantil/ Juvenil e a todos os serviços a ela referentes (consulta local, referência, audiovisuais, Internet, multimédia, bebéteca…).

A Sala do Conto permite a dinamização de acividades de promoção do Livro e da Leitura, bem como a realização de ateliês diversos complementares.

Trata-se, igualmente, de um espaço repleto da luz natural que atravessa os enormes envidraçados e que beneficia do encantamento de um lanternim, que permite vislumbrar o rio através do reflexo num enorme espelho superior, e de um Jardim de Animação, reservado aos utilizadores da Biblioteca. 

 

Áreas Funcionais e Serviço

Com uma arquitetura moderna e apelativa, a Biblioteca de Alcochete é um espaço cultural, educativo e de lazer que disponibiliza um conjunto de valências a serem utilizadas pela população do Município.

Distribuídos por cinco áreas funcionais, a saber, Átrio, Secção Juvenil/ Adultos, Periódicos e Secção Infantil /Juvenil e Sala Multiusos, a Biblioteca oferece serviços e iniciativas tão diversificados como empréstimo domiciliário, consultas de catálogos, multimédia, auto-formação, apoio a pessoas com baixa visão e invisuais, reprodução e impressão de documentos, bebéteca, animação, ateliês, horas do conto, exposições, colóquios, conferências e workshops.

 

História da Biblioteca de Alcochete 

A 12 de Agosto de 1970, após anos de serviço itinerante, foi estabelecido um protocolo entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Alcochete respeitante à instalação de uma biblioteca em Alcochete, integrada na Rede de Bibliotecas Fixas dessa instituição.

A 24 de Junho de 1971, a Biblioteca Fixa nº 112 foi instalada no 1º andar dum edifício solarengo do séc. XVII, situado no Largo do Troino, em pleno núcleo antigo da Vila. Este espaço cumpriu durante anos a sua função, pioneira na promoção da leitura, numa área aproximada de 112 m².

Em 1998, A Biblioteca beneficiou de melhorias significativas e adaptações que permitiram a atualização do fundo documental, a criação de novos serviços e a realização de atividades de educação e animação cultural.

O espaço foi ampliado e remodelado e foram criados novos serviços de apoio à promoção e animação do livro e da leitura, nomeadamente através da introdução de novas tecnologias e o acesso gratuito à internet. O horário de funcionamento foi alargado. Foram criadas novas valências no reforço da bibliografia de referência e na constituição de uma coleção de periódicos (jornais diários, revistas, Diário da República). Foi adquirido equipamento áudio e vídeo e investiu-se na aquisição de material não-livro (multimédia e audiovisuais).

A Biblioteca encontra-se, desde 1997, integrada no Grupo de Trabalho das Bibliotecas da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), que define e debate estratégias comuns de atuação. Aderiu a múltiplos programas de estágios, através de diversos protocolos com instituições com vista a um pleno aproveitamento do investimento nacional no ensino e na formação profissional, a par com uma modernização dos quadros com pessoal com formação técnica adequada.

Em 2001, e em função deste esforço pela melhoria dos serviços prestados aos utilizadores, foi atribuído à Biblioteca Municipal de Alcochete, o Prémio de Qualidade do Distrito de Setúbal.

Em 2006 foi apresentada candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares. Atualmente a Biblioteca de Alcochete encontra-se envolvida com o Agrupamento de Escolas de Alcochete, ao abrigo de SABE – Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, ao nível do apoio na criação e instalação de novas bibliotecas pelo desenvolvimento e consolidação de uma rede concelhia de bibliotecas escolares.

Em 1999 a autarquia viu aprovada a sua candidatura ao Programa de Apoio à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, apoiada pelo IPLB, atual Direcção-Geral do Livros e das Bibliotecas (DGLB). Iniciava-se, então, um novo ciclo que conduziu ao encerramento da Biblioteca Fixa nº 112 e à entrada em funcionamento e abertura ao público da nova Biblioteca de Alcochete em Setembro de 2008.

 

Rede de Bibliotecas de Alcochete

Alcochete é o primeiro concelho do distrito de Setúbal que disponibiliza um catálogo coletivo que integra os catálogos bibliográficos das Bibliotecas do Concelho.

O catálogo coletivo da rede de Bibliotecas de Alcochete resulta do protocolo de cooperação que a Biblioteca de Alcochete assinou com a Biblioteca da Junta de Freguesia de Samouco, a Biblioteca Escolar da E.B.1 / J.I. da Restauração, o Centro de Recursos da E.B. 2,3 El-Rei D. Manuel I e com o Centro de Recursos da Escola Secundária de Alcochete.

Aceda ao catálogo da Rede de Bibliotecas de Alcochete em www.rbal.com.pt 

 

Serviço Educativo da Biblioteca de Alcochete

 

O serviço educativo da Biblioteca de Alcochete apresenta um programa de atividades de natureza educativa que se desenvolve tendo em conta a animação, a promoção e a mediação do livro e da leitura. É propósito deste serviço a criação, sustentação e consolidação de hábitos de leitura na população, desde a primeira infância, o desenvolvimento da capacidade de utilização da informação como meio de acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de dinâmicas capazes de conduzir a uma melhor integração dos conhecimentos e literacias.

 

Horário de Funcionamento

Terça-feira - das 14h00 às 21h00

Quarta-feira a sábado - 10h30 às 18h30

O espaço infanto-juvenil encerra, aos sábados, no período entre as 13h00 e as 14h30

Morada:

Rua Professor Leite da Cunha

2890-081 Alcochete

Tel.: 212 349 720

Endereço eletrónico: biblioteca@cm-alcochete.pt  

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze