Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Conselhos Práticos

Alguns conselhos para manter o Município de Alcochete Limpo

Resíduos sólidos urbanos – RSUs:
Antes de depositar os resíduos no contentor, não se esqueça de acondicioná-los em sacos de plástico bem fechados;
Deixe a tampa do contentor fechada após deposição do seu saco do lixo;

Resíduos verdes e monos domésticos:
Os monos domésticos, como por exemplo sofás e móveis, devem ser colocados junto aos contentores, de preferência ao final do dia, entre 2ª e 5ª feira ou podem ser transportados para o Ecocentro, sendo a deposição gratuita.

Os entulhos (Resíduos de Construção e Demolição)
Para os munícipes que vão efetuar obras na sua habitação, a Autarquia disponibiliza, a título de empréstimo, sacos (big- bag) para acondicionar os entulhos, sendo aplicada uma tarifa por cada saco requisitado.
Os sacos são requisitados na secretaria da Divisão de Ordenamento do Território e Urbanismo (DOTU), no edifício dos Paços do Concelho, onde é submetido a uma análise sobre o tipo de obra.

No caso de deferimento do pedido, o requerimento é carimbado pelos serviços da DOTU, fazendo esse carimbo prova ao balcão de Atendimento do SAS, onde é feito o pagamento da tarifa;

Após o pagamento da tarifa, o munícipe munido da fatura pode proceder ao levantamento do saco no armazém geral, no Estaleiro Municipal, no edifício da Lagoa do Láparo, de 2.ª a 6.ª feira, das09H00-15H30.

NOTA: Aos produtores de entulhos provenientes de obras em habitações, é permitido requisitar no máximo 8 sacos de 1 m3 (equivale a 1TON) por obra, sendo que por semana só é permitido requisitar 2 sacos.

Resíduos de material elétrico, elecrónico e eletrodomésticos
Segundo do DL nº20/2002 de 30 de Janeiro, os estabelecimentos que comercializam estes equipamentos têm que encaminhar o material velho para o destino mais adequado, deste que o mesmo seja equivalente ao que vai ser comprado.

Pilhas e baterias recarregáveis
De acordo com a Portaria n.º 572/2001 de 6 de Junho, quem comercializa baterias e pilhas recarregáveis é obrigado a aceitar dos detentores finais, os materiais do tipo e marca que comercializam para que, posteriormente, sejam enviados para tratamento adequado.

Óleos de motor e pneus usados
Considerados resíduos perigosos, os óleos e os pneus devem ter um tratamento específico.

Recomenda-se que mude o óleo e os pneus dos veículos em oficinas licenciadas, por forma a garantir que os mesmos terão um final adequado.


A AMARSUL e o CITRI são duas empresas licenciadas para a recepção de resíduos.
O despejo de entulhos nestas entidades carece de uma autorização que será concedida depois do preenchimento de um formulário.

Contactos:
AMARSUL – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.
Estrada Luís de Camões Apartado 117 EC Moita
2861 - 909 Moita
Tel.: 212 139 600
Fax: 212 139 699
Endereço eletrónico: geral@amarsul.pt

CITRI – Centro Integrado de Tratamento de Resíduos Industriais, S.A Setúbal
Parque Industrial SAPEC BAY – Mitrena Apartado 283
2901 - 901 Setúbal
Tel.: 265 710 370

Cuidados a ter com o ambiente 

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze