Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Higiene Urbana

No âmbito das competências da Área da Higiene e Limpeza Urbana, a Câmara Municipal cumpre um serviço público ao executar as seguintes funções:

  • Assegurar as operações de remoção, transporte e deposição final dos resíduos sólidos urbanos domésticos;
  • Garantir as operações de limpeza urbana e outras no âmbito da higiene e salubridade;
  • Colocação de contentores de deposição de resíduos sólidos domésticos nas vias públicas e outros recipientes, como papeleiras para os resíduos de menor dimensão, dispensadores para colocação dos dejetos caninos;
  • Assegurar a limpeza das instalações municipais.

Numa ótica de desenvolvimento sustentável, a Autarquia apela a toda a comunidade, para colaborar de forma ativa, nesta política ambiental que prima por um Concelho limpo.


Resíduos Sólidos Urbanos - RSUs

Os resíduos sólidos urbanos resultam da atividade doméstica e comercial da população. Conhecidos igualmente por “lixo urbano”, os resíduos podem ser classificados como matéria orgânica (restos de comida…), papel (jornais, revistas…), plásticos (garrafas, embalagens…), vidro (frascos, copos…), metais (latas…) e outros (roupas, óleos de cozinha, resíduos informáticos…).

O que fazer aos resíduos?
Produzidos diariamente, os resíduos que não podem ser reciclados devem ser depositados em locais apropriados, como é o caso dos contentores de superfície, 800 litros de capacidade, e acondicionados em sacos de plástico bem fechados.
Preferencialmente, os sacos devem ser depositados no final do dia, de modo a evitar a proliferação dos maus cheiros, insetos e roedores.

Existe ainda um outro tipo de contentor subterrâneo, que tem uma capacidade volúmica variável entre 3000 a 5000 litros e no qual devem ser depositados exclusivamente resíduos sólidos urbanos indiferenciados.


Depois de solicitados através de requerimento (serviço Online) a Autarquia disponibiliza também, a título de empréstimo, os contentores de 90, 120 e 240 litros, para colocação de resíduos exclusivamente orgânicos. Estes contentores são os mais adequados para os eventos no Concelho. estabelecimentos de restauração que produzem um grande volume de resíduos.

Quanto aos monos domésticos de pequenas dimensões e aos resíduos verdes, os serviços municipais asseguram a sua recolha, caso estejam colocados junto aos contentores de deposição de resíduos, entre as 06h00-12h00, de 2ª a 6ª feira. 

Contactos:

Setor de Ambiente e Espaços Verdes

Tel.: 212 348 671

Endereço eletrónico: daoml@cm-alcochete.pt ou geral@cm-alcochete.pt

Horários de recolha dos resíduos:

Resíduos sólidos urbanos
Diariamente nas zonas urbanas, das 00H00-06H00 e, nas zonas rurais/ industriais das 06H00-12H00.

Resíduos verdes e monos
Coloque os monos e verdes de pequenas dimensões junto dos contentores de RSU, e não junto dos Ecopontos.
Se o volume ou dimensão dos monos e/ou verdes for grande ou que não possa ser recolhido pelos meios normais de remoção, então contacte os serviços de recolha através do endereço eletrónico: daoml@cm-alcochete.pt ou Tel.: 212 348 671.

No Ecocentro poderá depositar gratuitamente os seus monos e/ou verdes gratuitamente, de 2ª a 6ª das 9h00 às 18h00 e aos sábados das 9h00 às 12h30.

O Ecocentro está encerrado nos dias 25 de Dezembro e dia 1 de Janeiro.

Contactos:

Ecocentro de Alcochete
Caminho Municipal 1004
Pinheiro Marco, Batel
2890 Alcochete
(junto ao Parque Industrial do Batel)
Telm.: 932 073 921

 

Coordenadas GPS:
38°44'21.23"N
8°56'4.84"W

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze