Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Espaço Cidadão

O Espaço Cidadão é um serviço de atendimento integrado dirigido aos munícipes do Concelho, com o objetivo de facilitar o acesso a informação assertiva sobre as suas necessidades e possíveis encaminhamentos para serviços públicos e privados, promovendo atitudes proactivas.

Onde Funciona o Espaço Cidadão?

Escola Conde Ferreira

Largo Barão de Samora Correia,

Horário: quartas-feiras, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

Tel.: 212 348 646

 

No Espaço Cidadão asseguramos dois tipos de atendimentos: o Atendimento Jovem particularizado na população mais jovem do Concelho, e o Atendimento de Proximidade dirigido à população que reside nas zonas rurais e distantes da sede de Conselho.

 

Atendimento Jovem

O Atendimento Jovem visa dar resposta às necessidades e interesses dos munícipes mais jovens, conhecer as suas perspetivas de futuro, que são uma das áreas da nossa intervenção e o principal enfoque deste serviço. Neste sentido o objetivo primeiro deste serviço é orientar e apoiar jovens dos 16 aos 30 anos de idade, numa perspetiva de elevar o nível de informação, que permita contribuir para a emancipação da juventude do Concelho.

Ações desenvolvidas

Apoio na construção do Projeto de Vida do jovem;

Dar a conhecer percursos formativos ou vias profissionais, ajustadas ao perfil de cada um;

Ajuda em processos burocráticos;

Indicação de apoios à criação do próprio emprego e esclarecimentos sobre empreendedorismo;

Encaminhamento para projetos de voluntariado quer ao nível local, quer ao nível internacional (Erasmus +);

Promover a articulação e parceria com entidades exteriores responsáveis por ações e projetos na área da juventude.

 

Atendimento de Proximidade

O Atendimento de Proximidade tem como principal objetivo melhorar as condições de vida dos munícipes residentes nas zonas rurais afastadas da sede do Concelho.

Implementado em diferentes locais do Concelho, nomeadamente, Passil, Rilvas, Monte Laranjo, Fonte da Senhora, Barroca D’Alva, Junta de Freguesia de Samouco e Junta de Freguesia de S. Francisco, este serviço tem como objetivo diagnosticar as necessidades sociais da população, que reside em zonas mais afastadas da sede do Concelho, com a finalidade de promover ações longitudinais, ou seja, numa lógica de parceria.

O Atendimento de Proximidade assenta no apoio psicossocial à população do Concelho, tendo por base uma política de proximidade e de informação, disponibilização de de serviços e apoios e a cedência de guias de recursos.

Por outro lado, com este serviço asseguramos a sinalização de situações de pobreza e exclusão social, através da realização de visitas domiciliárias e respetiva avaliação de cada situação, a elaboração de diagnósticos sociais de agregados familiares, prestando o devido apoio no âmbito da Autarquia e/ou disponibilizando a devida orientação e encaminhamento para as entidades/Instituições competentes em matéria de ação social.

As ações desenvolvidas são focalizadas nas vulnerabilidades dos munícipes que suscitem comportamentos pró-ativos no que respeita à sua situação socioeconómica.

O Serviço de Proximidade pode ser solicitado no Setor de Desenvolvimento Social através de um simples contacto telefónico.

Contacto:

Tel.: 212 348 646.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze