Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Município distingue personalidades do concelho

Restaura  o site 1 1024 2500
08 Janeiro 2016
A Câmara Municipal vai atribuir a Medalha Dourada da Restauração, a Medalha Municipal de Mérito Desportivo e a Medalha Municipal de Bons Serviços a um conjunto de entidades e personalidades na cerimónia solene das comemorações do 118.º aniversário da Restauração da autonomia do Concelho que se realizará no dia 16 de Janeiro, às 16h00, no Núcleo de Arte Sacra da Igreja da Misericórdia.

Serão distinguidos com a Medalha Dourada da Restauração o fadista António Pinto Basto e a Fundação das Salinas do Samouco e com a Medalha Municipal de Mérito Desportivo os atletas Fátima Negri Pinto da Silva e Romeu Colaço.

Esta proposta, que contempla ainda a atribuição da Medalha Municipal de Bons Serviços aos funcionários Teresa Maria Rato Capito Rocha, João José Pereira Serra e João Manuel da Conceição Jacinto Samouqueiro com 30 anos de serviço, foi aprovada por unanimidade na reunião de Câmara de 6 de janeiro.

“Esta já é uma tradição da Câmara Municipal que passa por, na sua sessão evocativa da Restauração do Concelho, atribuir medalhas a quem as merece e este ano temos um conjunto de personalidades que se dedicam a atividades muito diversificadas e também a habitual homenagem da Câmara Municipal aos seus trabalhadores que fazem 30 anos de bons serviços”, frisou o presidente da Câmara Municipal.

Nome incontornável do fado, António Pinto Basto cedo revelou o seu gosto pela música e na década de 80 acabou por se afirmar junto do público português com o lançamento do álbum “Rosa Branca“, um trabalho discográfico que lhe valeu o primeiro dos três discos de platina que marcam o seu notável percurso musical, seguindo-se, em 1989, o disco “Maria” e “Confidências à Guitarra”, em 1991.

Com vários galardões nacionais conquistados, António Pinto Basto não esconde a empatia que sente por Alcochete, a terra que escolheu para viver e é por isso frequente a sua participação em espetáculos e galas de fado para angariação de receitas em prol das coletividades locais, assim como nas emblemáticas Festas do Barrete Verde e das Salinas.

Também distinguida com a Medalha Dourada da Restauração, a Fundação para a Proteção e Gestão Ambiental das Salinas do Samouco tem como princípios promover a conservação e a manutenção das salinas do Samouco, assim como impulsionar um desenvolvimento sustentável no complexo das salinas.

Dada a importância que assume na biodiversidade da região, um dos principais objetivos da Fundação das Salinas do Samouco é a conservação das comunidades de flora e fauna, a par de outros como a promoção do uso sustentável dos recursos naturais, a promoção de atividades de visitação e de educação ambiental para públicos diversificados e o apoio à realização de investigação técnico-científica.

Esta instituição tem atualmente as únicas salinas em laboração no concelho, mantendo viva aquela que foi, outrora, uma das principais atividades económicas do concelho e as “Hortas Sociais”, um projeto de génese social e comunitária que tem registado um enorme sucesso.

A Medalha Municipal de Mérito Desportivo vai ser entregue a Fátima Negri Pinto da Silva, mais conhecida por Tuxa Negri, que se sagrou campeã nacional de triatlo longo em 2014, no grupo de idades 20-24 e campeã nacional do circuito de ultra-trail no escalão de sub-23.

Destaque ainda para a recente participação numa das provas mais exigentes de triatlo, o “Iron Man”, que era um sonho antigo da atleta e que foi concretizado no passado mês de outubro em Barcelona, onde ultrapassou o desafio de terminar em 11h57m os 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,195 km de corrida. Refiram-se ainda outras conquistas em 2015: os 130 km da Triangle Adventure nos Açores e também os 119 km do ultra Trail TDS dos Alpes que Tuxa Negri completou em 27 horas e 26 minutos.

O desportista Romeu Colaço, que também será distinguido com a Medalha Municipal de Mérito Desportivo, já inscreveu o seu nome na lista de atletas mais ultras do mundo, ao completar em 42h11m55s, os 170 km de uma das provas mais duras do mundo – o Ultra Trail do Mont Blanc em Agosto de 2015. Chegar à meta de Chamonix, nos alpes franceses, com a bandeira do Município de Alcochete foi o concretizar de um sonho, ao completar aquela que é considerada a prova mais difícil da modalidade e que tem maior reconhecimento internacional.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze