Autarquia e movimento associativo celebram contratos-programa

Dsc 9685 1 750 2500
12 Abril 2018

Na última reunião extraordinária da câmara municipal, realizada a 11 de abril nos paços do concelho, foram aprovados por unanimidade quatro contratos-programa a celebrar com a Associação das Tradicionais Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco, a Sociedade Recreativa de São Francisco, o Rancho Folclórico de São Francisco e o Grupo Desportivo da Fonte da Senhora.

Cada contrato-programa surge na sequência das reuniões realizadas com cada associação/ coletividade, com indicação das atividades a concretizar no corrente ano e respetivos apoios logísticos e financeiros.

Na sequência da reunião alargada, também já realizada com o movimento associativo, o presidente da câmara municipal relembrou que os serviços municipais estão já a trabalhar numa nova proposta do RAMA, o regulamento de apoio ao movimento associativo, todavia, há necessidade de vincular direitos e deveres e, por isso, torna-se fundamental a celebração destes contratos-programa.

Com nova direção, a Sociedade Recreativa de São Francisco celebra um contrato-programa que contempla uma comparticipação financeira no valor de €1500 que visa, essencialmente, apoiar a realização de pequenas obras de remodelação da sede social.

Para a Associação das Tradicionais Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco, o contrato-programa contempla um apoio no valor de €10.500 referente à 44.ª edição das Tradicionais Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco, à 4.ª edição das Festas em Honra de São Francisco de Assis, às Festas de São Martinho e a bailes temáticos.

“A nível de apoio logístico acresce ainda um valor de €4.839”, salientou a vereadora do movimento associativo, Fátima Soares, acrescentando ainda que, face ao contrato-programa do ano transato, na comparticipação financeira, regista-se este ano um aumento de quase €1000.

O contrato-programa do Grupo Desportivo da Fonte da Senhora prevê uma comparticipação financeira no valor de €3170 para a realização de um conjunto de iniciativas relacionadas com o Rancho Folclórico Danças e Cantares da Fonte da Senhora que, para além das suas deslocações, atuações, trajes e projetos de pesquisa e recolha etnográfica também assumem a dinamização do Grupo Desportivo da Fonte da Senhora com a realização de eventos lúdicos como as “Noivas em Abril” a realizar no âmbito das comemorações do 25 de Abril.

Por último, o contrato-programa com o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de São Francisco contempla uma comparticipação financeira no valor de €2850 para fazer às despesas com participações em encontros e galas de folclore, deslocações, aquisições de traje e promoção de iniciativas.

As comparticipações financeiras anteriormente referidas serão disponibilizadas até ao próximo dia 31 de maio.