Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara aprova atribuição de medalhas municipais

Sessaosolene 21jan17 1 750 2500
11 Janeiro 2018

Em sessão de câmara, o executivo municipal aprovou ontem, 10 de janeiro, por escrutínio secreto, as medalhas municipais que serão atribuídas por ocasião do 120.º aniversário da Restauração do Concelho. No próximo dia 21 de janeiro, às 15h30, no núcleo de arte sacra, a câmara municipal comemora esta data histórica numa sessão solene em que serão igualmente enaltecidas personalidades que, no presente, contribuem e engrandecem o legado do povo alcochetano.

Recordando que esta é também uma data associada ao nascimento da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, o presidente da câmara municipal destacou que já são “120 os anos que nos separam das amarras que antecederam a Restauração do Concelho” e que a câmara municipal, na sessão solene alusiva ao 15 de Janeiro, vai homenagear com a atribuição de medalhas municipais pessoas “(…) que, a título individual ou coletivo, se destacam por serviços e atividades desenvolvidas em prol do Município e da sua população em diferentes áreas de atuação, desde a cultura à arte, ao desporto e ao ensino”.

Não descurando quem dedica a sua vida profissional à causa pública, Fernando Pinto destacou que nesta cerimónia será igualmente enaltecido “(…) o profissionalismo dos trabalhadores do município, das juntas de freguesia do concelho e dos serviços públicos que se distinguem no cumprimento das suas funções e as desempenham com dedicação e competência agregando o que, no fundo, são os 30 anos de serviço”.

Cultura e ciência homenageados com Medalha da Restauração

Com a atribuição da medalha da Restauração do Concelho, o executivo municipal vai homenagear o Clube de Ciência e Tecnologia do Agrupamento de Escolas de Alcochete que, através da sua equipa de robótica, tem desenvolvido um trabalho ímpar na formação científica e tecnológica dos alunos e que tem alcançado reconhecimento nacional e internacional com a obtenção de vários prémios.

Apenas com 25 anos mas já com um vasto currículo musical, Henrique dos Santos Costa é um jovem natural de Alcochete que, ano após ano, tem somado prémios em concursos de âmbito internacional. Atualmente é em Zurique que continua a estudar e a desenvolver a sua aptidão musical em tuba a solo, não esquecendo, contudo, a sua casa, a escola de música da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, onde permanece como músico da Banda. Pelo seu mérito, empenho e percurso que prestigia a comunidade local, Henrique dos Santos Costa será homenageado com a atribuição da medalha da Restauração do Concelho.

A câmara municipal vai homenagear ainda com a medalha da Restauração do Concelho, o jovem forcado Fernando Reynolds Quintella que, aos 26 anos, perdeu a vida com a jaqueta do grupo de Forcados Amadores de Alcochete, após uma colhida sofrida numa corrida integrada nas Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, em 2017. Sendo Alcochete terra mãe de forcados e estando a festa brava fortemente enraizada nas tradições do concelho e na identidade local, a câmara municipal presta a devida homenagem póstuma a Fernando Quintela pela forma exemplar de estar na vida e pelo seu desempenho e dedicação à arte de pegar toiros enquanto membro do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete.

Grande defensor da identidade e cultura locais, José Francisco da Costa Carraça Caninhas desenvolveu um importante trabalho na comunidade local quer como presidente do Aposento do Barrete Verde, quer como parte integrante da comunidade educativa do concelho ou como membro ativo da Paróquia de Alcochete. Por toda a sua dedicação e trabalho meritório em prol das gentes de Alcochete, a câmara municipal deliberou atribuir a medalha da Restauração do Concelho, a título póstumo, ao professor José Caninhas que faleceu no ano transato, vítima de doença prolongada.

Atletas do concelho homenageados com Medalha de Mérito Desportivo

A promover modalidades como o futsal, a patinagem artística e o jujitsu, o Futebol Clube de São Francisco é uma das coletividades mais dinâmicas do concelho e, em 2017, viu mais uma vez o seu trabalho ser reconhecido ao ganhar o campeonato distrital de futsal da Associação de Futebol de Setúbal, o que permitiu a subida da formação sénior de futsal desta coletividade para a II Divisão Nacional. Por este feito, e por todo o trabalho desenvolvido na formação desportiva de atletas do concelho, a câmara municipal vai homenagear o Futebol Clube de São Francisco com a medalha de Mérito Desportivo.

Em representação da Equipa Kick Alcochete (EKA), Ana Sofia Costa Sequeira sagrou-se em 2017 campeã nacional de kickboxing na categoria de juniores (-50kg), disciplina de Light Contact, no campeonato nacional desta modalidade que decorreu na Figueira da Foz. Ainda no ano transato, a jovem campeã participou na 34.ª Seixalíada, evento onde obteve mais uma vitória na disciplina de Full Contact. Pelo seu mérito, empenho e dedicação à prática desportiva, o Município de Alcochete vai homenagear a atleta Ana Sofia Sequeira com a atribuição da medalha de Mérito Desportivo.

Por sua vez, e com apenas 16 anos, Beatriz Lino Casalou Domingues é atleta do Ginásio Clube Português e sagrou-se Campeã Nacional em Ginástica Acrobática 1.ª Divisão, título que conquistou com o seu par feminino, Marta Oliveira. No seu currículo constam ainda outras conquistas, com destaque para o 3.º lugar obtido no Campeonato da Europa, que decorreu na Polónia, e que lhe permitiu o apuramento direto para o Campeonato do Mundo 2018. Pelo seu mérito, empenho e dedicação à prática desportiva, o Município de Alcochete vai homenagear a atleta Beatriz Domingues com a atribuição da medalha municipal de Mérito Desportivo.

Ainda com a medalha de Mérito Desportivo, o Município de Alcochete vai homenagear o jovem cavaleiro Gilberto Filipe Lopes da Silva que teve em 2017 um ano fantástico na conquista de vários títulos nacionais e internacionais na disciplina de equitação de trabalho. Especial destaque para o troféu conquistado no Torneio das 6 Nações no Salão do Cavalo em Paris, a nível individual e por equipas e outros títulos nacionais.

Atualmente faz o que mais gosta que é montar a cavalo e tem uma vida profissional ligada ao toiro e ao cavalo, em que a par de uma carreira como cavaleiro tauromáquico participa em provas de ensino e equitação de trabalho. Tem instalado na Fonte da Senhora, freguesia de Alcochete o seu polo de trabalho e centro de equitação onde desenvolve a sua atividade relacionada com o ensino do cavalo.

Trinta anos de serviço distinguidos com Medalha Municipal de Bons Serviços

A trabalhar em áreas distintas mas com um percurso profissional de trinta anos em prol do serviço público no Município de Alcochete os trabalhadores da Câmara Municipal de Alcochete José Miguel Carriço da Silva, José António da Fonseca e Mário Manuel Candeias de Sousa e da Junta de Freguesia de Alcochete, Domingos Manuel Cristina Guerreiro vão receber, neste 120.º aniversário da Restauração do Concelho, a medalha municipal de Bons Serviços por toda a dedicação e profissionalismo no exercício das suas funções.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze