Grupos folclóricos cantam as Janeiras

Rfdcfontesenhora 1 750 2500
11 Janeiro 2018

O Grupo Folclórico de Danças e Cantares da Fonte da Senhora e o Rancho Folclórico “Os Camponeses de S. Francisco” vão na próxima sexta-feira, dia 12 de janeiro, às 21h00, cantar as Janeiras ao Presidente da Câmara Municipal e aos Vereadores.

Cumpre-se assim mais uma vez a tradição de, em frente ao edifício dos Paços do Concelho, dar as boas vindas ao Ano Novo numa manifestação de alegria e boa disposição.

As Janeiras ou Cantar as Janeiras é uma tradição antiquíssima da época natalícia, supõe-se que esteja relacionada com cultos pagãos e muito ligada à noção de transição, de conhecimento do passado e do futuro.

As músicas das Janeiras são normalmente conhecidas, as letras variam de localidade para localidade e são acompanhadas por música proveniente de instrumentos como a pandeireta, flauta, viola, acordeão e bombo.

Rfcsfrancisco 1 1024 2500