Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Praça da República inaugurada na abertura das festas do Samouco

Destaque 1 750 2500
11 Julho 2017
O dia 7 de julho foi duplamente marcante para a população do Samouco que, no dia de inauguração das festas populares em honra de Nossa Senhora do Carmo, assistiu à reabertura de uma das principais praças da Vila. A ser alvo de intervenção de requalificação desde abril, a praça da República foi inaugurada pela câmara municipal e junta de freguesia de Samouco.

A eliminação de barreiras arquitetónicas, privilegiando a circulação pedonal; a colocação de pavimentos diferenciados e anti-derrapantes de forma a tornar a mobilidade inclusiva; a valorização da igreja de São Brás através do enquadramento paisagístico concretizado e a eficiência do espaço público foram, em traços gerais, os objetivos desta ação de regeneração urbana e da qual resultou um espaço público mais harmonioso, acessível e inclusivo que, nestes dias, ganha um maior destaque nas vivências locais sendo um dos palcos principais das festas populares.

Foi precisamente esta função de lazer e convívio entre munícipes que foi salientada pelo presidente da Câmara Municipal de Alcochete antes do descerramento da placa inaugural. Para Luís Miguel Franco a concretização desta requalificação fez todo o sentido tendo em conta a importância que esta praça assume no quotidiano da população. Um dos cartões de visita da vila do Samouco que nos dias de festividade “fervilha” de vivências e identidade local.

Autarcas locais, representantes do movimento associativo, da associação de festas populares e munícipes não faltaram a este momento simbólico para a freguesia. Na sua intervenção, Luís Miguel Franco destacou ainda os papéis interventivos do vereador com o pelouro das obras municipais, José Luís Alfélua, e do presidente da Junta de Freguesia de Samouco, António Almeirim.

Por sua vez, António Almeirim não escondeu o orgulho de ver o seu nome eternizado na placa inaugural, visto ter sido uma obra sonhada conjuntamente pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia.

O autarca recordou ainda que a inauguração da praça da República soma-se ao conjunto de inaugurações que já presenciou no Samouco como o coreto, o chafariz da roda, a estátua do cavador, o centro de saúde e, mais recentemente, a rampa de acesso à igreja de São Brás que, apesar de ser uma pequena obra revestiu-se de uma grande importância para os cidadãos com mobilidade reduzida.

Depois da inauguração da praça da República, o arranque das festas populares em honra de Nossa Senhora do Carmo foi assinalado com o hastear das bandeiras na rotunda “Ti Gertrudes” e com a visita oficial pelas principais ruas da festa, acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e pela fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcochete.

A 1 1024 2500
B 1 1024 2500
C 1 1024 2500
D 1 1024 2500
E 1 1024 2500
F 1 1024 2500
G 1 1024 2500
H 1 1024 2500

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze