Câmara candidata projeto para parque urbano

Pinhalareias 1 750 2500
06 Julho 2017
O Executivo Municipal ratificou por unanimidade o despacho relativo ao projeto de execução de Valorização Paisagística e Ambiental do Pinhal das Areias e do Sítio das Hortas que está já em fase de candidatura a fundos comunitários no âmbito da Área Metropolitana de Lisboa.

O espaço de intervenção abrange cerca de 209.000 m2 e localiza-se entre o Freeport Outlet e a margem esquerda do estuário do Tejo e a proposta de criação do parque visa por um lado servir de espaço público fluido pela população residente de Alcochete, mas também constituir-se como um elemento estruturante da rede de parques urbanos com afirmação no mapa turístico da Área Metropolitana de Lisboa.

“Esta proposta corresponde a um objetivo político da câmara municipal de Alcochete de transformar o Sítio das Hortas e o Pinhal das Areias num parque urbano naturalizado. Este projeto de execução tem a assinatura do Prof. Sidónio Pardal e visa requalificar, aumentar as funções inerentes àquele espaço e constituir-se como um verdadeiro parque urbano com cerca de 15 hectares”, explicou o presidente da câmara.

Para Luís Miguel Franco, a valorização paisagística e ambiental do Pinhal das Areias e do Sítio das Hortas “será um projeto de enorme importância para o concelho de Alcochete porque potencia aquilo que constituiu um dos pilares subjacentes à visão estratégica do programa “Alcochete 2030”, aprovado por unanimidade na câmara e assembleia municipais: a biodiversidade enquanto componente diferenciadora identitária do município de Alcochete em comparação com os municípios da Área Metropolitana de Lisboa”.