Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara apresenta marca InvestAlcochete na Semana do Empregador

Marca investalcochete 1 750 2500
19 Maio 2017
A câmara municipal apresentou a marca InvestAlcochete aos agentes económicos locais, com a realização de duas sessões informativas nos dias 11 e 17 de maio, nos paços do concelho, destinadas aos agentes económicos dos setores primário, secundário e terciário do Concelho. Integrada na Semana do Empregador, esta foi uma iniciativa organizada em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Divulgar informação relevante a entidades empregadoras existentes no Concelho, dar a conhecer o quadro comunitário que está em vigor, assim como outras medidas e instrumentos de financiamento que ainda vão entrar em vigor durante o corrente ano, e apresentar a marca, conceito e estrutura operacional do InvestAlcochete foram os objetivos estratégicos que levaram à realização destas duas ações de informação que contaram com a participação de entidades, como a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, a Unidade Local de Setúbal da Autoridade para as Condições de Trabalho, a Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal (ADREPES), do economista Eugénio Rosa e do consultor da Câmara Municipal, António Marques.

O presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Franco, abriu o ciclo de intervenções da última sessão de informativa destinada aos agentes económicos da indústria, comércio e serviços e explicou que mais do que uma marca o InvestAlcochete será “(…) uma estrutura de apoio técnico às atividades económicas, à captação de investimento e de fundos estruturais, em função dos quadros comunitários, mas, tende a ser muito mais do que isso”.
“Num primeiro plano, o InvestAlcochete funcionará num plano de fornecimento de informação, aos mais variados níveis de acompanhamento, e poderá evoluir para um conselho consultivo ou para um observatório socioeconómico em que o Município e os agentes económicos do Concelho tenham uma plataforma de diálogo”, explicou ainda Luís Miguel Franco.

Numa reflexão sobre o desenvolvimento da economia local, o Autarca mostrou-se ainda convicto que, num futuro, este trabalho poderá ainda ser materializado com a criação de uma agência de desenvolvimento porque apesar do concelho nunca ter deixado de ser competitivo do ponto de vista da captação de investimento e da criação de emprego, Alcochete encontra-se numa zona da área metropolitana de Lisboa que é tratada de forma assimétrica.
“O facto de estarmos na AML comporta para o Município de Alcochete uma porta de grandes oportunidades mas, por outro lado, o concelho de Lisboa é ele próprio castrador dessas mesmas oportunidades porque é centrífugo”, salientou.

Durante a sessão, aberta à participação dos agentes económicos locais, foram ainda abordadas questões relacionadas com incentivos e apoios à qualificação e ao emprego, a valorização do trabalho como elemento essencial de uma estratégia de desenvolvimento e o planeamento que tem sido desenvolvido pelo Município aos maios vários níveis, com destaque para o plano estratégico de desenvolvimento urbano (PEDU).

Acompanhamento das intenções de investimento, informação sobre candidaturas e fundos comunitários e apoio geral a empresários são alguns dos apoios que poderá obter através do InvestAlcochete. Os interessados podem obter mais informações através dos contactos telefónicos 212 348 625 (para informações gerais e/ ou complementares) / 212 348 628, 212 348 619 ou fundosestruturais@cm-alcochete.pt (para informações sobre apoios, candidaturas e fundos estruturais).

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze