Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Executivo municipal é unânime quanto ao plano para energia sustentável

Reuniaocma paes 1 750 2500
19 Abril 2017
O plano de ação para a energia sustentável (PAES) de Alcochete esteve em apreciação na reunião de Câmara realizada a 12 de abril, nos Paços do Concelho, e foi aprovado por unanimidade. Este plano orientador, que resulta da adesão voluntária do Município ao Pacto dos Autarcas, segue agora para deliberação da assembleia municipal.

“No sentido de se tornar um concelho mais amigo do ambiente, o município de Alcochete compromete-se a reduzir, até 2020, 20% da emissão de gases com efeitos de estufa, tendo como referência o ano de 2008”, explicou o vereador com o pelouro do Ambiente, Jorge Giro, que acrescentou: “o plano traça algumas medidas que já foram implementadas, além de outras medidas que têm que ser tomadas, nomeadamente nos próprios edifícios municipais”.

A instalação de luminárias LED em várias áreas do concelho, a adesão ao projeto Inovgrid, a colocação de relógios astronómicos na rede de iluminação pública ou a colocação de oleões que permitem a “reciclagem” de óleos usados são exemplos de medidas já implementadas no Concelho com o objetivo de alcançar a meta de redução proposta.

Contudo, o autarca voltou a frisar que o êxito deste plano não depende só da câmara municipal, que é a entidade impulsionadora, mas da envolvência de todos os que desenvolvem atividade no concelho. “Este plano depende de todos, da indústria do nosso concelho que tem que estar sensibilizada para esta matéria e das ações que tomamos individualmente, até porque existe um fator que tem um peso enorme e que se prende com a utilização do transporte particular”, reforçou Jorge Giro.

Na sua intervenção, o autarca reforçou de igual forma o caráter dinâmico deste documento que poderá sofrer alterações decorrentes de novos investimentos quer públicos, quer privados.

Saiba mais sobre o PAES aqui.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze