Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Samouco vai ter nova Praça da República

Pracarepublica abr17 1 750 2500
05 Abril 2017
A câmara municipal vai requalificar a praça da República, um dos principais espaços de convívio da vila do Samouco. Esta intervenção vai permitir melhorar as acessibilidades e a circulação de cidadãos com mobilidade reduzida, privilegiando assim o acesso à igreja de São Brás, um imóvel considerado de interesse público.

Eliminação de barreiras arquitetónicas e colocação de pavimentos antiderrapantes e diferenciados que permitam uma circulação pedonal segura a todos os cidadãos é a grande finalidade desta ação de regeneração urbana que se traduz num investimento de €143.100,00 para a câmara municipal.
Se por um lado, a intervenção vai permitir um melhor enquadramento paisagístico da igreja de São Brás, a obra de requalificação que vai ter início este mês de abril vai contemplar também uma área no topo poente do largo onde poderá ser colocado um palco amovível, tendo em conta que este espaço é também muito utilizado para a realização de eventos culturais, principalmente durante as festas populares em honra de Nossa Senhora do Carmo, que se realizam em julho.

A circulação automóvel em frente à igreja de São Brás será condicionada, dando-se primazia à circulação pedonal com o prolongamento do eixo central da praça. No mesmo seguimento será criada uma nova área verde, em forma de canteiro raso, com colocação de lavandulas officinallis, que funcionará como elemento de ligação entre as espécies arbóreas existentes e o novo mobiliário urbano.

Além da pavimentação de toda a área central da praça, em lajetas de calcário amarelo, os trabalhos de pavimentação vão incluir a execução e alargamento de passeios em calçada miúda de vidraço branco e a pavimentação da via que circunda a praça de República e a rua do “Diário de Notícias”.

Quanto às áreas verdes serão removidas as espécies arbóreas mais debilitadas e plantadas novos exemplares que, juntamente com a colocação total de 34 bancos, vão proporcionar áreas de estadia e lazer. Indo também ao encontro das medidas que o Município tem vindo a implementar com vista a alcançar uma maior eficiência energética e redução de custos, toda a iluminação pública da praça será substituída com sistema LED.

Para além da componente exterior, esta ação de regeneração urbana na freguesia do Samouco contempla outros trabalhos tão relevantes como a relocalização de sumidouros para otimizar a rede de drenagem de águas pluviais, tendo em conta a nova configuração do arruamento e alargamento de passeios, e a substituição da rede de fibrocimento por uma nova rede em P.V.C., no que respeita à rede de abastecimento de água.

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze