Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Sítio na internet da câmara ganha 1.º prémio

Ipic2 1 750 2500
20 Outubro 2016
A câmara municipal de Alcochete foi distinguida com o 1.º lugar do ranking global Ipic- Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais e com o 2.º lugar na categoria de serviços online, numa sessão que decorreu no auditório da Microsoft, em Lisboa, no dia 17 de outubro.

Em representação da câmara municipal, a vereadora Raquel Prazeres, que tem os pelouros da modernização administrativa e novas tecnologias, recebeu os prémios, após a apresentação dos resultados do estudo efetuado pelo Gávea – Laboratório de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da Universidade do Minho.

Participaram nesta sessão os professores Delfina Soares, Luís Amaral e Luís Miguel Ferreira, da Universidade do Minho, Paula Panarra, diretora de marketing, operações e gestão de negócio da Microsoft Portugal e João Ribeiro, vogal do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa.

O estudo agora divulgado refere-se ao ano de 2014, com dados recolhidos no primeiro trimestre de 2015, de acordo com informação disponibilizada pelo Gávea, e tem por base a análise de quatro critérios: conteúdos (tipo e atualização); acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização; serviços online e participação, a partir da observação direta dos websites dos 308 municípios portugueses.

No que se refere ao critério Conteúdo (tipo e atualidade) foi analisada a informação disponibilizada pela autarquia relacionada com a constituição da câmara, contactos, horários, entre outros; a informação do município relacionada com a história, geografia, cultura, turismo; a informação de gestão da autarquia, no que se refere à publicação do plano de atividades, planos plurianuais de investimento, relatórios e contas, taxas municipais; informação sobre os serviços municipais, instrumentos de gestão territorial, outras informações como avisos, legislação, entre outros.

O critério Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de utilização assentou nos seguintes indicadores: conformidade com browsers, acesso a partir de canais móveis, mapa do site, links nas restantes páginas, modernidade do site e línguas utilizadas.

Na categoria Serviços Online foi analisado o nível de sofisticação do serviço no que respeita ao download de formulários, preenchimento e submissão de formulários online, monitorização da execução de serviço e pagamento online do serviço.

Para o critério Participação Pública foram identificados os seguintes indicadores: canais de contacto diretos para esclarecimento de dúvidas e envio de comentários/sugestões, espaço web1.0 para discussão e auscultação de opinião, presença nas redes sociais e contexto específico de participação.

Esta foi a 8.ª edição do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais publicado pela Universidade do Minho. Desde 1999 que o Gávea – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação tem efetuado estudos intitulados “Avaliação da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas” que visam avaliar os sítios internet das câmaras portuguesas quanto à informação disponibilizada e grau de atualização, facilidade de pesquisa de informação, cumprimento das disposições legais relativas ao conteúdo publicado e forma de apresentação.

O estudo sobre o Ipic - Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais pode ser consultado em http://gavea.dsi.uminho.pt

 

imagem

imagem

Ipic1 1 1024 2500
Ipic5 1 1024 2500
Ipic7 1 1024 2500
Ipic6 1 1024 2500
Ipic3 1 1024 2500

Município de Alcochete © 2015 | Todos os direitos reservados

wc3 wcag 2.0 amrs logotipo logotipo wiremaze